• Blog

Entrevista: Valdo Pontes

Dando continuidade ao nosso ciclo de entrevistas com integrantes que representam o Jeito de Ser Cetrel, hoje vamos conversar com o Gerente de Laboratório da empresa, Valdo Pontes. Químico por formação e com quase 25 anos de atuação na empresa, Valdo já passou por diferentes áreas e sempre contribuiu com o desenvolvimento da empresa. Conhecido por sua dedicação, compromisso e generosidade em ensinar o que sabe, ele contará um pouco da sua jornada e do que espera para o futuro.

Confira!

 

Cetrel: Quando você começou a trabalhar na Cetrel?

Valdo Pontes: Comecei a trabalhar na Cetrel em março de 1998, ano de acreditação do laboratório da Cetrel na ISO 17025, antiga ISO GUIDE 25.

Cetrel: Por quais áreas já passou na empresa?

VP: Iniciei trabalhando no Laboratório como químico, tendo o Eduardo Fontoura como meu líder e mentor. Lá, permeei pelas áreas de ensaios cromatográficos, físico-químicos e metais. Em seguida fiquei na área de gestão da qualidade do Laboratório.

Em janeiro de 2006, fui para a área de Qualidade da Cetrel – atual QSSMA – como coordenador da qualidade. Retornei ao Laboratório em setembro de 2011, como gerente. Entre 2014 e 2015, estive responsável pela gerência técnica e operacional de um dos laboratórios do grupo controlador, respondendo diretamente para o diretor da unidade de negócios. Este foi um voo curto, todavia um dos momentos mais marcantes e desafiadores em minha trajetória profissional. Atualmente atuo como gerente do Laboratório, ligado diretamente à Diretoria Industrial.

Cetrel: Qual considera seu maior desafio na empresa ao longo desses anos?

VP: Posso falar que já tive alguns grandes desafios na Cetrel. Me lembro especialmente de alguns que marcaram minha trajetória profissional. O primeiro ocorreu ainda no começo da minha carreira aqui, em 2002, quando Eduardo Fontoura me pediu para propor, desenhar e acompanhar toda a reforma de ampliação do laboratório na ETE. Tudo deu certo e aumentamos o espaço físico em quase 50%, assim como ampliamos a capacidade de atendimento do laboratório em mais do dobro.

Em 2006, tive outro grande desafio que foi assumir a coordenação da área de Qualidade da Cetrel. Lá, ao lado do então gerente Luiz Fernando Marques, contribuí para melhorar ainda mais o desempenho da empresa na área de qualidade, com a agregação da Acreditação ISO 17025 do Laboratório ao Sistema Integrado de Gestão da Cetrel (SIG).

O terceiro desafio foi, após cinco anos na área de Qualidade, retornar como gerente do Laboratório. Era um período de grandes transformações. Havia também uma expectativa muito grande de geração de resultados pelo Laboratório.

Mas fico contente em perceber que consegui lidar com as diferentes formas de trabalhar, as diferentes expectativas e objetivos, atingindo as metas e buscando sempre manter uma relação justa e saudável com todas as partes.

Cetrel: Como você avalia seu crescimento profissional na empresa?

VP: Avalio meu crescimento como sendo muito bom. Busquei fundamentar minha carreira com atitudes éticas, comprometimento e muito trabalho.

Sempre tive o reconhecimento profissional, o respeito, o amor e a admiração de todas as pessoas que trabalharam diretamente comigo – e isso é uma recompensa e tanto. Sou grato pelas oportunidades que tive aqui dentro – não posso negar que houve momentos difíceis e percalços pelo caminho –, mas tudo isso contribuiu para meu aprendizado e fortalecimento. Para um menino que nasceu numa família humilde, vindo do subúrbio, me sinto extremamente grato, realizado e vitorioso!

Cetrel: Quais habilidades profissionais você considera mais importantes para atuar na Cetrel?

VP: Penso que a primeira delas é ser persistente – acreditar que pode sempre fazer melhor e não desistir nunca. Em segundo lugar, a pessoa deve ser ética e comprometida com o que faz.

Num mundo em que tantas mudanças ocorrem cada vez mais rápido, é preciso também estar pronto para inovar e empreender com ousadia, inteligência e responsabilidade.

Por fim, de nada adianta ser tantas coisas se você não for eficiente e não apresentar qualidade em suas entregas. Com essas características, você atuará bem não apenas na Cetrel, mas na vida.

Cetrel: O que espera do seu futuro profissional?

VP: Na Cetrel, quero continuar aprendendo e contribuindo para o crescimento da organização – seja como líder do Laboratório ou em outro desafio que a empresa possa contar com meu conhecimento e habilidade. Para um pós-carreira – que acredito ainda estar longe – quem sabe uma empresa de consultoria ou até mesmo ser auditor de um órgão acreditador ou certificador.

 

Nosso Jeito de Ser é pautado nos seguintes Valores:

  • Somos obstinados pela constante superação e melhoria contínua em tudo que fazemos;
  • Buscamos o conhecimento e o aprendizado contínuo, estimulando o Protagonismo dos nossos integrantes;
  • Fomentamos as relações de confiança e trabalho em equipe, com comunicação transparente, aberta e respeito às diferenças;
  • Estimulamos a criatividade para soluções inovadoras;
  • Acreditamos que o engajamento e entusiasmo dos nossos integrantes fortalecem nosso propósito;
  • Temos uma conduta ética em tudo o que fazemos;
  • Criamos valor para os acionistas, tendo a segurança e a saúde das pessoas e o cuidado com o meio ambiente como pilares fundamentais;
  • Trabalhamos permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes;
  • Praticamos o desenvolvimento sustentável e estimulamos a conexão de todos com o futuro.

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.