• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Uso de Ferramentas Integradas de Gestão de Dados Ambientais Georreferenciados na CETREL
  • Blog

Uso de Ferramentas Integradas de Gestão de Dados Ambientais Georreferenciados na CETREL

Cetrel
  • Introdução

Um grande desafio para consultores e pesquisadores da área ambiental tem sido a dificuldade de representar graficamente e espacialmente as questões relacionadas a determinado caso investigado sem demandar substancial quantidade de tempo entre a coleta, processamento, interpretação e análise e posterior representação para clientes, gestores e público em geral. 

Nos últimos anos, a área ambiental vem investindo em sistemas de coleta de dados automáticos e sistemas de gerenciamento de dados ambientais, atrelados ao banco de dados SQL. A interface desses sistemas com o GIS (Sistema de Informações Geográficas), tem sido ambicionada pelos consultores. No entanto, o GIS não é uma ferramenta de uso simples e fácil para o público em geral.

O Sistema de Gerenciamento de Dados Ambientais da CETREL armazena mais de um milhão de registros gerados a partir do monitoramento semestral de mais de 1.700 poços, pontos de monitoramento de águas superficiais, incluindo o ambiente oceanográfico, e pontos gerados a partir das investigações ambientais.

As citadas características tornam esse sistema perfeito para aplicação de ferramentas integradas de análise, que possibilitem o uso de ferramentas sofisticadas na geração de visualizações na plataforma do EQuIS Enterprise para os gestores dos projetos e empresas.

2. Metodologia

A interface do sistema de banco de dados EQuIS com o ArcGIS permite o compartilhamento de informações para criação de gráficos, tabelas, estatísticas e outras informações que possam ser utilizadas para processamento com as ferramentas do GIS.

As visualizações são geradas a partir do ArcMap, ArcGis Pro ou até mesmo no MapViewer do ArcGis online, em caso de visualizações simples. Os mapas gerados no desktop podem ser publicados no ArcGis online, recebendo um endereço URL que pode ser publicado em qualquer aplicativo adequado para construção de Dashboards dinâmicos. Na CETREL utilizamos a plataforma Equis Enterprise para publicação das visualizações de nossos projetos (Figura 1).

Figura 1 – Sistema de Gerenciamento de Dados Ambientais da CETREL.

cetrel

3. Exemplos de Aplicação

Figura 2 -Monitoramento de Águas Subterrâneas

cetrel

 

Figura 3 – Monitoramento Oceanográfico.

cetrel

 

4. Resultados Obtidos

Dentre as vantagens na utilização de interface entre softwares estão:

Elaboração de mapas e imagens associados a gráficos e tabelas, fornecendo maior sofisticação na visualização de dados complexos de maneira simples e de fácil entendimento ao público em geral.

Para os gestores, clientes e público em geral, não especializado em softwares sofisticados com o ArcGis ou o EQUIS Professional, o uso do EQuIS Enterprise é uma importante ferramenta de gestão, que pode ser utilizada em seu dia a dia para orientar os processos de tomada de decisão em ações mitigadoras de remediação/monitoramento de áreas contaminadas e como instrumento para gestão e uso racional dos recursos hídricos.

 

Leia Também

Smart Monitoring

A importância de monitoramento em tempo real da toxicidade de efluentes industriais  Tecnologia de monitoramento em tempo real da toxicidade de efluentes industriais e do

Cadastre seu e-mail para receber materiais, informativos e novidades da Cetrel em seu e-mail.

Rod BA 530 Via Atlântica, SN, Polo Industrial de Camaçari, Camaçari, Cep 42.816-280

CETREL 2019. Todos os direitos reservados.

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.