Há mais de 40 anos a Cetrel atua no ramo de tratamento de efluentes industriais. Com vasta experiência, sua atribuição original era cuidar dos efluentes líquidos e dispor os resíduos sólidos gerados pelas indústrias do Polo Industrial de Camaçari na Bahia. Ao longo dos anos a empresa ampliou seu escopo de atuação e hoje é responsável também pela captação, tratamento e distribuição de água industrial em Camaçari e pelo monitoramento ambiental em áreas de influência de complexos industriais ao redor do país.
Em sua sede, a empresa conta com uma infraestrutura robusta com mais de 80 quilômetros de redes para coleta, transporte e destinação final de efluentes com capacidade de tratamento de efluentes industriais na ordem de 6.600 m³/h, com cargas de 360 t/dia de DQO e 120 t/dia de DBO. Lá, são recebidos os efluentes dos mais diversos segmentos industriais, tais como: químico, petroquímico, de celulose, de alimentos, automobilístico e metalurgia do cobre.
O tratamento integrado desses efluentes é capaz de proporcionar a disposição ambiental adequada, reduzindo impactos e proporcionando maior sustentabilidade.
Tratamento offsite
Além de tratar os efluentes das indústrias do Polo de Camaçari – que estão fisicamente conectadas à sua estação de tratamento -, a Cetrel também atua no tratamento de efluentes offsite, ou seja, recebendo materiais gerados em outras localidades para tratamento na sede da empresa, em baias de recebimento específicas para este tipo de operação.
Esta solução é muito prática para empresas que optam por não tratar o efluente na própria fábrica ou ainda cujo porte não comporta investir numa estação própria de tratamento. “Aqui na Cetrel temos diversos segmentos de clientes, mas podemos destacar os aterros sanitários que precisam tratar seu chorume e o porte da nossa ETE permite receber cargas nitrogenadas elevadas. Recebemos também material de diversas cidades baianas e de outros estados como Sergipe, Alagoas e Pará”, explica Fernando Paim, analista da área de Marketing da Cetrel. Vale destacar ainda o tratamento de água produzida oriunda de campos de exploração de petróleo, sendo este um efluente com elevada salinidade e que requer um tratamento complexo e cuidadoso.
Somente em 2020, foram 1.400.000m³ de efluentes tratados na Cetrel no sistema offsite. Mas antes de receber efluentes vindos de fora, cujo perfil é bastante variado, é fundamental que a empresa faça a devida caracterização do material. Existem muitas alterações físico-químicas desses efluentes, perdas de matérias-primas, contaminantes, alta dosagem de saneantes e até mistura com esgoto sanitário, por isso é imprescindível que haja a adequada classificação.
Neste sentido, a Cetrel conta com equipe especializada e experiente na realização desse tipo de diagnóstico, com mapeamento hídrico, estudos de biodegradabilidade e toxicidade dos efluentes, entre outros capazes de identificar a melhor forma de tratamento e destinação final. “É importante lembrar que, a depender da classificação do efluente, o cliente pode necessitar de uma licença específica para transportar o material até nossa sede – especialmente se for transporte intermunicipal ou interestadual” esclarece Paim.
Benefícios do Offsite
O tratamento de efluentes offsite oferece mais agilidade para aquelas indústrias que precisam dar a destinação correta aos seus efluentes, mas não possuem expertise nem infraestrutura necessárias para tal. Terceirizar este serviço para uma empresa especializada permite que o efluente seja tratado sem a necessidade de investir-se na construção, operação e manutenção de uma ETE.
Essa flexibilidade operacional é certamente uma vantagem para quem opta pelo offsite, além de dar mais segurança aos processos e às empresas, pois elas sabem que seu efluente está sendo destinado para quem tem know-how neste tipo de serviço e que cumprirá todos os requisitos legais.
“O offsite permite que tratemos efluentes complexos de uma vasta gama de indústrias e em grandes volumes, com toda segurança necessária. Nosso cliente acompanha as etapas do tratamento, sendo informado de tudo que ocorre e tendo acesso ao perfil de amostragem, por exemplo. Fornecemos ainda o certificado de destinação pós-tratamento e toda a operação ocorre sob nossa gestão e controle de eficiência”, afirma o analista comercial da Cetrel, Daniel Amorim.
Diferenciais da Cetrel
Apesar dos diversos benefícios do sistema offsite, é primordial que o cliente escolha de modo criterioso a empresa que cuidará do tratamento de seus efluentes. Contratar uma empresa não qualificada oferece muitos riscos e pode gerar multas e problemas ambientais. Vale ressaltar que em caso de tratamento irregular e descarte incorreto dos resíduos, a empresa geradora do resíduo também responde judicialmente pelo crime ambiental, sendo corresponsável pelo passivo gerado. Por isso, antes de terceirizar o tratamento de seu efluente, avalie bem a empresa que será responsável pela operação.
A Cetrel, além de décadas de atuação no mercado e com vasta experiência, possui um sistema sólido e reconhecido internacionalmente nas áreas de segurança e proteção ao meio ambiente, com diversas certificações. Seu laboratório próprio é certificado pela ISO 17025 e oferece todo suporte necessário no processo de caracterização e análise dos efluentes. Sua estrutura física conta com duas estações elevatórias em locais distintos com composição adequada para movimentação de cargas de grande porte e descarregamento, pátio de manobras, baias de descarte individuais e linha de vida para operação de descarte. Além disso, o efluente é monitorado durante toda a operação de descarte.
“Por tudo isso, somos a melhor escolha no tratamento de efluentes offsite. Nossa equipe altamente especializada está preparada para lidar com os mais diversos tipos de efluentes, dando o tratamento correto em conformidade com os mais altos padrões de excelência. Não é à toa que somos referência em soluções de engenharia ambiental”, conclui Daniel.