CCO / Emergências Ambientais: 0800 729 2756
Artigo: Sustentabilidade ambiental da indústria no Brasil

Por Ciro Gouveia, diretor-presidente da Cetrel

Está cada vez mais evidente, seja nas mudanças climáticas a olhos vistos, seja nas notícias que consumimos diariamente, a urgência climática pela qual passamos na atualidade, em todo o mundo. Estamos avançando, mas temos que acelerar essa jornada de descarbonização independente das alterações governamentais no mundo que devem ser cobrados por agirem sobre este tema.

Aqui no Brasil, não é diferente. Os governos de todas as esferas e as empresas precisam estar alinhados por um objetivo comum, que é fazer a nossa parte para ajudar a preservar o que temos e impactar o mínimo possível no clima mundial. Muito se fala sobre a agenda ESG em empresas e indústrias – há até quem discorde de que ela deva ser uma agenda válida. Fato é que ela precisa existir e ser efetiva, saindo do papel e do discurso.

No Brasil, temos alguns excelentes exemplos de sustentabilidade ambiental industrial, como o Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia, que conta com ações que vão desde o zoneamento para garantir a segurança hídrica até um monitoramento ambiental completo, passando, entre outros, pelo tratamento adequado dos complexos efluentes das indústrias locais, que são devolvidos a natureza após um rígido controle de parâmetros.

A gestão ambiental aplicada no PIC, que foi criado em 1978 e é o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, é replicável, senão em sua totalidade, ao menos de forma majoritária, em diversos outros complexos e plantas industriais de todo o território nacional.

Contamos no Brasil com poucas, mas excelentes companhias que podem apoiar integralmente as indústrias nos desafios ambientais.

Com raízes na Bahia e atuação em todo o país, a Cetrel, que é a responsável pela gestão ambiental do PIC desde sua fundação, teve recentemente uma ampliação de portfólio. Posso dizer, com orgulho, que somos hoje a maior plataforma nacional de soluções ambientais para a indústria, com serviços em: Resposta a Emergências Ambientais, gerenciamento de fontes de contaminação e de áreas contaminadas, monitoramento ambiental, gerenciamento de resíduos industriais e água e efluentes. Sempre utilizando a inovação e a tecnologia em prol da gestão ambiental, apoiamos as indústrias para que atinjam com eficiência as metas ambientais de sua agenda ESG.

Com ainda mais orgulho – desta vez não só diretor-presidente da Cetrel, mas também como cidadão -, digo que o setor industrial compõe a imensa maioria de nossos mais de 680 clientes. São centenas de indústrias em 15 estados brasileiros que, comprometidas com a sustentabilidade ambiental e com o futuro, contam com as já tão consolidadas qualidade e confiabilidade da Cetrel.