• Blog

Smart Monitoring

A importância de monitoramento em tempo real da toxicidade de efluentes industriais 

Tecnologia de monitoramento em tempo real da toxicidade de efluentes industriais e do desempenho de processos biológicos aeróbios de tratamento.

Muitas indústrias possuem sistemas biológico aeróbio para o tratamento dos efluentes

produzidos em suas operações. Esses sistemas funcionam a partir da ação de microrganismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica sob condições adequadas de oxigenação (aeração) e são bastante eficientes no tratamento de efluentes biodegradáveis.

Por outro lado, os processos biológicos aeróbios de tratamento requerem monitoramento constante dos parâmetros de controle e da toxicidade dos efluentes, de modo a mitigar eventuais descontroles no processo.

No final da década de 90 a CETREL desenvolveu uma tecnologia capaz de realizar o

monitoramento on-line da toxicidade de efluentes industriais. O objetivo desta tecnologia estava em identificar e mensurar rapidamente a toxicidade de efluentes industriais no processo de tratamento biológico, permitindo ações rápidas e preventivas para evitar instabilidades no processo.

Esta tecnologia, então denominada de TOXÍMETRO, foi utilizada inicialmente no Complexo Industrial de Camaçari, onde a CETREL realiza o tratamento dos efluentes de mais de 80 empresas de diferentes segmentos, entre eles: Celulose, Química, Petroquímica, Metalurgia do Cobre, Fertilizantes, Indústria Automotiva, Fármacos, Bebidas, Têxtil e Serviços.

Ao longo do tempo a CETREL ampliou a utilização da tecnologia para outras aplicações, não apenas para monitoramento do efeito da toxicidade, mas também para a otimização de processos, controle da aeração, planejamento, comissionamento e início da operação de novos sistemas biológicos de tratamento de efluentes industriais.

A tecnologia está baseada na determinação da Taxa de Consumo de Oxigênio (TCO) dos microorganismos quando esses são submetidos aos efluentes industriais com cargas de poluentes orgânicos ou que contenham nitrogênio amoniacal (NH3).

Assim, ciente que a respiração dos microrganismos do processo de lodos ativados está diretamente vinculada aos seus processos metabólicos, torna-se possível analisar com a variação de TCO os efeitos de toxicidade, a biodegradabilidade de poluentes, estimar a taxa de crescimento do microrganismo (lodo), otimizar a idade de lodo, conhecer a demanda mínima de aeração (oxigênio), entre outros.

Determinação da Taxa de Consumo de Oxigênio

 

Toxicidade on-line.

Monitoramento em tempo real de toxicidade aguda ou crônica que um efluente industrial pode causar no lodo biológico do processo de tratamento de efluentes. A avaliação ocorre tanto para os processos de degradação da matéria orgânica como de nitrificação da amônia. 

O monitoramento orienta ações operacionais para evitar instabilidade no processo, como ajuste na aeração, mudança na idade de lodo, desvio parcial de correntes setoriais e identificação rápida para ajustes e controle na fonte (antes que o impacto cause instabilidade no processo).

 

Controle da aeração

Monitoramento em tempo real da demanda de oxigênio para degradar os poluentes afluentes (entrada), permitindo ajustar a aeração sem influência de imprecisões de medições de oxigênio dissolvido em razão de estratificação do tanque (zonas mais profundas e menos aeradas do reator biológico). 

A tecnologia também permite estabelecer e planejar interrupções momentâneas na aeração e seus efeitos.

 

Controle de Processo

Uso da tecnologia para estabelecer condições ótimas da idade do lodo para nitrificação quando desejável, compreender taxa de crescimento do lodo, sua estabilidade biológica, bem como compreender a composição e velocidade de degradação do material orgânico poluente afluente do processo.

Essa ferramenta tem sido utilizada pela CETREL para o monitoramento e otimização da sua estação de tratamento no Complexo Industrial de Camaçari, bem como em outras estações de tratamento de uma série de industriais de segmentos diversos e em outras localidades do país, com bons resultados, melhoria no controle do processo e plena satisfação dos Clientes.

Leia Também

Cadastre seu e-mail para receber materiais, informativos e novidades da Cetrel em seu e-mail.

Rod BA 530 Via Atlântica, SN, Polo Industrial de Camaçari, Camaçari, Cep 42.816-280

CETREL 2019. Todos os direitos reservados.

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.