• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Segurança é valor estratégico para Cetrel e requer compromisso constante
  • Blog

Segurança é valor estratégico para Cetrel e requer compromisso constante

O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo. A sabedoria popular reunida nesta frase é, além de verdadeira, uma realidade constante para quem trabalha na indústria. Protocolos de segurança são adotados, avaliados e atualizados rotineiramente, de modo a garantir um ambiente de trabalho seguro. 

Áreas industriais costumam reunir equipamentos, cargas, produtos e materiais de alta complexidade e, por vezes, periculosidade, o que torna ainda mais importante a existência da segurança industrial – que consiste basicamente em mitigar ou minimizar riscos existentes na empresa e adotar as salvaguardas necessárias para a convivência segura, visando garantir a segurança do entorno e, em especial, dos trabalhadores envolvidos.

Neste sentido, a Cetrel possui uma série de ações, ferramentas e programas voltados para a segurança, visando preservar a vida, a saúde das pessoas – sejam seus integrantes, parceiros ou sociedade –, o meio ambiente e a integridade de seus ativos.

Uma destas iniciativas é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Elaborado com base na resolução CEPRAM nº 4.578/17, o PGR é composto por diversos elementos que fazem parte do Sistema Integrado de Gestão da Cetrel. O objetivo deste programa é controlar os riscos existentes na empresa, associados aos inventários de produtos perigosos, contemplando os principais procedimentos e instruções operacionais em todas as unidades industriais da Cetrel.

A Cetrel também foi recentemente certificada na norma ISO 45001, de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (que substituiu a OHSAS 18001, na qual a Cetrel também era certificada), o que referenda suas práticas sistêmicas de gestão de risco no trabalho.

Além disso, a empresa investe em equipamentos, instalações, processos e treinamento com as melhores referências técnicas e legais para reduzir riscos e vulnerabilidades. Para isso, diversos meios são utilizados – desde medidas de engenharia para eliminação de riscos, ferramentas e equipamentos de proteção individuais e coletivos, além do próprio atendimento a normas reguladoras. “Segurança é responsabilidade de todos e de cada um, por isso envolvemos os mais diversos instrumentos e todas as áreas. O cuidado ativo – cuidar de si, cuidar do outro, deixar ser cuidado – é um tema cada vez mais presente na Cetrel, e o foco em Zero Perdas faz parte da rotina de integrantes e parceiros”, afirma a Gerente de QSSMA da empresa, Daiana Lima.

Prevenção é a palavra-chave

A principal tarefa da segurança industrial é trabalhar fortemente com medidas que visem garantir conformidade regulatória e prevenção de perdas. Criar hábitos seguros capazes de prevenir uma ocorrência é investir continuamente em ações educativas, afinal, hábitos são adquiridos com disciplina e repetição, o que influencia diretamente na cultura organizacional. Por isso a Cetrel investe em treinamentos, disseminação de informações, programas de estímulo à fiscalização dos ambientes, estabelecimento de normas e processos de certificação, entre outras ações.

“É importante que nossas equipes sigam padrões para execução de suas atividades, mantendo os fluxos de informação e processos sempre claros, gerando um ambiente de maior segurança. Especialmente por se tratar de uma área industrial, realizamos análises de risco com equipe multidisciplinar para identificar perigos e garantir que os riscos para público interno, externo e meio ambiente sejam conhecidos e estejam rigorosamente controlados”, explica Cristina Maretti, Coordenadora de Segurança Industrial da Cetrel. 

Perseguir o “Zero Perdas” e sustentar bons indicadores de segurança é um desafio constante e para manter a excelência é necessário aprender com as perdas – sejam acidentes ou incidentes. Para tanto, a Cetrel possui uma sistemática bem definida para comunicação, registro e tratamento de ocorrências, contando com uma equipe de profissionais treinados para iniciar um processo de investigação técnica capaz de identificar causas e implantar ações que evitem a reincidência do mesmo.

Benefícios de um ambiente seguro

Buscar a excelência em tudo que faz deve ser prioridade para uma empresa e isso inclui, como ponto prioritário, a segurança de suas equipes. Um local de trabalho seguro proporciona maior bem-estar, motivação, comprometimento, produtividade e satisfação, bem como menor índice de afastamento e acidentes.

Além disso, a própria imagem da empresa é valorizada, afinal ao investir em segurança do trabalho o recado transmitido é de preocupação contínua com a qualidade dos serviços prestados. “Segurança para nós é pilar estratégico e valor inegociável – e isso é um ponto forte entre nossas equipes, fornecedores, parceiros e clientes. Transmite confiança saber que estamos prontos para responder emergências, protegendo vidas, instalações e meio ambiente”, finaliza Daiana.

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.