A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, tornou-se o único município do Nordeste com duas praias com o Selo Bandeira Azul. São elas: Itacimirim e Guarajuba. Os títulos foram concedidos pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês), que é uma instituição internacional que reconhece, com a honraria, as cidades que respeitam diversos critérios de proteção e cuidado com as praias. Um deles é a qualidade da água. Em Camaçari, a análise é realizada quinzenalmente pela Cetrel, empresa ambiental baiana com mais de 40 anos e uma das referências no setor.
De acordo com Valdo Pontes, gerente do Laboratório da Cetrel responsável pela análise nas duas praias, a participação da empresa se deu por meio da análise dos parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos e físico-químico pH. “O Bandeira Azul é considerado a maior premiação global que pode ser creditada a este tipo de gestão. Assim sendo, a Cetrel, como uma empresa marcada pela sua postura de comprometimento com o meio ambiente – traduzida por meio da operação eficiente de sistemas de tratamento, disposição final dos efluentes, resíduos industriais e monitoramento ambiental – não poderia estar de fora de uma conquista tão importante”, afirmou ele.
O gestor ainda acrescentou que a empresa realiza a análise das águas das duas praias desde maio de 2018: “Até o momento, já foram ensaiadas mais de 160 amostras da praia de Guarajuba e por volta de 100 de Itacimirim”.
Uma das integrantes da equipe do laboratório, a bióloga Mariana Nunes destaca que “o monitoramento frequente da qualidade da água, considerando organismos patogênicos presentes neste meio, é um mecanismo de grande relevância na proteção da saúde dos usuários, na promoção do equilíbrio ecológico e na garantia de melhorias na qualidade de vida e bem-estar da comunidade”. Não à toa, ela pontua que, para uma praia receber o selo, deve apresentar um percentual de 95% de atendimento aos limites de qualidade de água excelente. Este percentual deve ser calculado para os dois parâmetros: Escherichia coli e Enterococos. Já o pH deve estar em uma faixa entre 6 – 9.
A secretária de Turismo de Camaçari, Lucia Bichara, salienta a importância da análise feita pela empresa: “A Cetrel é uma das grandes parceiras desse processo, pois é a responsável por um dos mais importantes requisitos do Bandeira Azul, que é a análise das águas. A empresa abraçou esta causa junto conosco e o nosso objetivo é o de poder certificar mais praias da costa de Camaçari”.