• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Infraestrutura e adaptabilidade garantem o sucesso de operação de incineração de compostos químicos orgânicos calóricos
  • Blog

Infraestrutura e adaptabilidade garantem o sucesso de operação de incineração de compostos químicos orgânicos calóricos

O contexto:

Uma indústria multinacional do setor químico realizou uma grande alteração em seus processos produtivos em uma unidade no estado da Bahia. Esta mudança implicou na geração de novos resíduos (compostos químicos orgânicos calóricos), acarretando uma demanda não apenas de logística, mas de resolução no tratamento a ser realizado. Neste contexto, era fundamental garantir a eficiência e a segurança ambiental ao longo de todo o processo de gestão e tratamento do resíduo.

O problema:

Dentre as alternativas disponíveis, o cliente avaliou os prós e os contras de algumas rotas de tratamento e destinação, identificando que algumas exigiriam maior esforço logístico, além de um risco operacional adicional, dada a característica do material em alterar o seu estado físico sob determinadas condições de armazenamento e transporte.

A solução:

Era necessária uma criteriosa avaliação da situação para que fossem oferecidas soluções seguras. A Cetrel suportou o cliente, visitando unidades de processo similiares onde o resíduo já era gerado, de forma a compreender o seu ciclo de vida. A partir do entendimento consolidado após a visita técnica, foi possível realizar adaptações nos processos da Cetrel e do cliente, de forma a viabilizar que os resíduos fossem mantidos em temperatura adequada durante o transporte, podendo ser então recebidos e escoados no forno de incineração de líquidos, garantindo a segurança do processo e o desempenho ambiental.

A Cetrel utilizou então sua infraestrutura de incineração de resíduos perigosos – que é a maior do Brasil – para processar o resíduo industrial em segurança. Capacitado e licenciado para assegurar a destruição térmica de 10.000 t/ano, o incinerador de resíduos líquidos industriais da Cetrel atua com temperatura de combustão de 1.300°C e eficiência de destruição e remoção EDR ≥ 99,99%.

Os resultados:

Ao final do processo, foram tratadas cerca de 300 toneladas mensais dos resíduos daquela indústria com uma EDR (taxa de eficiência de destruição e remoção) superior a 99,9999%. Este resultado gerou para o cliente uma significativa redução de riscos operacionais e de custos com logística, além de garantia de uma solução adequada e segura para seus resíduos, visto que todos os parâmetros de emissão atenderam à legislação ambiental vigente. Além disso, houve um aumento da carga térmica do incinerador com o aporte dos resíduos tratados.

Conclusão:

A capacidade da Cetrel para compreender a situação específica do cliente, reforçada por sua reputação e competência técnica na área de incineração de resíduos perigosos, foram os diferenciais que contribuíram para o sucesso deste caso. A resiliência na busca de uma tratativa adequada, aliada à capacidade de se adaptar da Cetrel, permitiram que se chegasse a uma solução inovadora e definitiva, além de ambientalmente segura para o cliente.

Há mais de 30 anos, a Cetrel atua na incineração de resíduos industriais perigosos, tornando-se referência nacional no assunto. Sua unidade de incineração conta com um incinerador de líquidos e outro de sólidos. Os incineradores possuem elevada eficiência de destruição e remoção de compostos orgânicos perigosos, apresentando padrões internacionais de desempenho e qualidade. Também possuem uma elevada flexibilidade operacional, que permite a incineração de uma ampla variedade de resíduos líquidos e sólidos. Tudo isso garante à Cetrel uma vantagem competitiva, e permite ofertar melhores resultados aos clientes.

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.