As mudanças climáticas estão sendo cada vez mais perceptíveis, seja devido ao constante aumento do nível do mar ou pelas temperaturas elevadas.
Dentre as estratégias disponíveis para a mitigação desses impactos, há a gestão hídrica, que se destaca devido aos seus benefícios e importância.
Ao longo desse artigo, discutiremos quais são os efeitos das mudanças climáticas, sua relação com o ciclo da água e como a gestão hídrica pode contribuir nesse processo. Boa leitura!
As mudanças climáticas e seus efeitos
As mudanças climáticas são uma das principais preocupações dos especialistas atualmente, não apenas por sua diversidade de causas, mas, principalmente, pelos seus diferentes efeitos causados.
Dentre eles, temos:
- Aumento da temperatura em razão da concentração dos gases de efeito estufa;
- Tempestades mais intensas e frequentes, devido a maior temperatura global;
- Maior aquecimento dos oceanos, por absorverem a maioria do calor gerado pelo aquecimento global;
- Perda de espécies terrestres e aquáticas por conta da mudança dos seus habitats naturais.
Contudo, um dos o principais impactos das mudanças climáticas está nos recursos hídricos, provocando tanto quadros de secas severas, como também de inundações e enchentes.
Isso acontece porque o ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas, está diretamente ligado ao clima, podendo ser modificado pelo aquecimento global e pela evaporação da umidade.
Importância da água no abrandamento e adaptação às mudanças climáticas
Como vimos, o ciclo da água é um dos mais afetados pelas mudanças climáticas, mas também pode ser um aliado importante contra os seus impactos, se adotadas as estratégias corretas.
Por exemplo, o desenvolvimento de planos de bacias hidrográficas e investimento em infraestrutura hídrica resiliente são alternativas indicadas por especialistas.
Além disso, os oceanos, que cobrem 70% da superfície da Terra, desenvolvem um papel importante na regulação climática do globo, sendo responsável por absorver 91% do aquecimento do planeta.
Os ecossistemas aquáticos, como pântanos e manguezais, também atuam nesse processo como sumidouros de carbono, armazenando grandes quantidades de carbono e ajudando a mitigar as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
Contudo, é preciso ficar atento aos riscos gerados por essas mudanças, buscando um equilíbrio entre o uso do ciclo da água na atenuação desses impactos e os prejuízos causados.
Impactos das Mudanças Climáticas na Disponibilidade de Água
Segundo artigo publicado na Advancing Earth and Space Sciences, o estresse hídrico irá dobrar em comparação a 2010 e 2050. Ou seja, é esperado que a demanda por água exceda ainda mais a quantidade disponível nas regiões, aumentando a escassez desse insumo tão importante para a vida.
O aquecimento global é a principal causa do aumento do estresse hídrico mundial, uma vez que o aumento das temperaturas e as mudanças nos padrões de chuva causados por esse fator afetam diretamente a quantidade de água disponível.
Além da escassez de água, as mudanças climáticas também causam:
- Consequências diretas na qualidade da água;
- Eventos climáticos mais extremos, como inundações e secas;
- Mudança nos padrões de precipitação;
- Aumento do nível do mar.
Um relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) também aponta que as mudanças climáticas agravam o calor extremo, aumentando a incidência de eventos como secas, incêndios, inundações e furacões, inclusive em regiões do Brasil, como na Amazônia.
Essas consequências não apenas impactam no crescimento do estresse hídrico, como afetam a disponibilidade de outros recursos naturais, colocando em risco a existência de espécies e dos próprios seres humanos.
Estratégias de Adaptação e Mitigação
Para mitigar essas consequências e conseguir adaptar os recursos disponíveis ao estado atual de mudanças climáticas é necessário adotar algumas estratégias, como:
- Desenvolvimento de planos de bacias hidrográficas;
- Criação de infraestruturas hídricas resilientes;
- Promoção de práticas agrícolas sustentáveis;
- Restauração de manguezais, dunas e recifes de coral;
- Reflorestamento e conservação das árvores;
- Transição para fontes de energia sustentáveis;
- Implementação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
Além disso, a conscientização e educação sobre o tema é fundamental, devendo ser realizada entre diferentes públicos, desde crianças até gestores de grandes empresas e indústrias.
Afinal, diante desse cenário, é preciso que não apenas os países adotem essas medidas, mas também todos se unam em prol de ações concretas para minimizar as mudanças climáticas e prover mecanismos para a sobrevivência no planeta nas próximas gerações.
Importância da gestão hídrica adequada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas
A gestão dos recursos hídricos é uma das principais estratégias no processo de mitigação das mudanças climáticas, afinal, a água é um dos elementos mais importantes para a redução da temperatura mundial.
Portanto, muitos países, organizações e empresas adotam táticas como adaptação às mudanças nos padrões de chuva, desenvolvimento de infraestrutura de armazenamento de água e promoção da eficiência no uso da água para alcançar bons resultados.
Com isso, é possível garantir benefícios como:
- Uso eficiente da água;
- Garantia de abastecimento de água;
- Resiliência contra secas e cheias;
- Monitoramento e previsão de eventos climáticos;
- Conservação dos ecossistemas aquáticos.
O Papel da Cetrel na Gestão Hídrica Sustentável
A Cetrel atua há mais de 45 anos, entregando para todo Brasil soluções ambientais e sustentáveis em água, efluentes e reúso, através do know-how, expertise técnica, e preocupação com a satisfação do cliente.
Além disso, somos responsáveis pelo monitoramento ambiental, gerenciamento hídrico, fornecimento de água, tratamento e disposição final de efluentes de um dos maiores complexos industriais da América Latina, utilizando métodos e estratégias já testadas para garantir os melhores resultados.
Dessa forma, viabilizamos o processo de gestão hídrica sustentável, contribuindo diretamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em nosso país e no mundo.
Serviços e soluções oferecidos pela Cetrel para empresas e indústrias
- Tratamento de águas e efluentes;
- Consultoria ambiental;
- Gerenciamento de áreas contaminadas;
- Monitoramento do ar, água e solo;
- Incineração de resíduos industriais perigosos;
- Soluções digitais e inovação.
Tendências futuras na gestão hídrica em relação às mudanças climáticas
Através melhoria contínua e do aprimoramento das soluções ambientais desenvolvidas, a Cetrel assume o compromisso em promover a sustentabilidade hídrica.
Além disso, estamos sempre atentos às tendências relacionadas às necessidades do meio ambiente, entregando aos nossos clientes soluções e ferramentas adequadas para uma melhor gestão dos recursos hídricos.
Um exemplo de solução, é o tratamento de água e efluente on-site, onde podemos desenvolver o tratamento dos efluentes para reúso nas operações da própria empresa, tanto para fins não potáveis quanto para uso industrial, reduzindo a demanda de água e contribuindo para preservação dos recursos hídricos.
Portanto, com nosso suporte, sua empresa poderá contribuir para a mitigação desses impactos, bem como não ser afetada pelo crescente estresse hídrico e escassez de água.
Conheça os nossos serviços e saiba qual a melhor solução para o seu negócio.
Conclusão
A gestão hídrica é uma aliada importante no enfrentamento das mudanças climáticas que atingem nosso planeta.
Afinal, o ciclo da água possui uma estrita relação com essas mudanças, podendo tanto ser impactado por elas, como também impactá-las.
Então, é importante começar, desde agora, a adotar estratégias inteligentes no uso e gerenciamento da água, garantindo que seu negócio tenha os recursos adequados, em quantidade e qualidade, para continuar operando — sem prejudicar ainda mais a escassez que atinge o mundo.
Leia também: Como Um Sistema De Tratamento De água E Efluentes On-site Protege Contra A Crise Hídrica?