Com o objetivo de apresentar o resultado de um estudo comparativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificou o município de Dias D’Ávila como o menos poluído do país e o terceiro com menor índice de poluição mundial, o gerente de Gerenciamento Ambiental (GAM) da Cetrel, Eduardo Fontoura, realizou uma palestra sobre Qualidade do Ar na Câmara dos Vereadores de Camaçari, no dia 4 de junho.
O evento contou com a presença de vereadores, e de mais de 50 estudantes da rede municipal de ensino e demais participantes que compuseram o público. Para Fontoura, a apresentação foi importante para demonstrar o papel da Cetrel junto ao polo e evidenciar o trabalho que realiza no gerenciamento ambiental. Por dia, as estações de monitoramento da Cetrel geram cerca de 8.760 mil dados acerca do ar.
Monitorados pela Cetrel, os indicadores de poluentes atmosféricos mais representativos para o resultado positivo foram da Estação Concórdia, mais próxima ao centro da cidade de Dias D’Ávila. As informações são do ranking mundial Qualidade do Ar Ambiente da OMS, feito a partir do estudo comparativo, no período de 2010 a 2016, das cidades do Brasil e do mundo que possuem o monitoramento contínuo da qualidade do ar.