Apresentação “Definição de valores de background para os solos do Polo Industrial de Camaçari no estado da Bahia” realizada pela integrante Gabriela Oliveira na 2ª Conferência AESAS
Apresentar o que tem sido feito no segmento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), mostrando os investimentos feitos pela empresa em pesquisa, tecnologia e inovação, possibilitando resultados eficientes com segurança e qualidade. Foi com este intuito que a Cetrel participou da 2ª Conferência AESAS, evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, que ocorreu entre o final de agosto e início de setembro, e reuniu cerca de mil profissionais do Brasil e do mundo – entre agências governamentais, incorporadoras, indústrias, laboratórios, organizações de pesquisa, além de empresas de consultoria e de remediação.
A Cetrel foi um dos patrocinadores da conferência e, além do stand na feira de negócios – que contou, inclusive, com um protótipo de visualização de projeto de GAC em realidade virtual – e da apresentação de projetos desenvolvidos em diferentes estados brasileiros, ainda chefiou a sessão temática Big Data – num reconhecimento por sua expertise em utilizar ferramentas da Tecnologia da Informação para processar, armazenar e analisar um grande volume de dados capazes de embasar uma tomada de decisão estratégica.
Protótipo de visualização de projeto de GAC em realidade virtual
Durante o evento, diversos projetos e soluções desenvolvidos em gerenciamento de áreas contaminadas foram apresentados, com destaque para as apresentações “Definição de valores de background para os solos do Polo Industrial de Camaçari, no estado da Bahia” – realizada pelos integrantes Gabriela Oliveira, Rizia Aguiar, Ricardo Pereira, Eduardo Fontoura e Daiana Lima – e “Atualização do modelo conceitual de uma antiga área de deposição de resíduos industriais com o uso de ferramentas de alta resolução”, realizada por Antônio Jorge da Cruz, Rizia Aguiar, Eduardo Fontoura e Daiana Lima.
Além desses, outros seis trabalhos foram apresentados via pôsteres, com destaque para “Sistema 4C – Ferramentas para gestão de fontes em sites complexos” por André Souza e “Uso integrado e interativo de investigação de alta resolução e modelagem no gerenciamento ambiental”, realizado pelos integrantes Bruna Martins da Silva, Natalia Alves Cordeiro e Pablo Yoshikawa.
“Foi maravilhoso representar a Cetrel na AESAS, ter a oportunidade de mostrar o que fazemos de melhor, fazer networking com fornecedores, clientes e aprender sobre inovações nas diversas áreas do GAC que podemos incorporar ao nosso trabalho. Tive a oportunidade de apresentar um projeto financiado pela Cetrel que objetiva determinar os valores de background dos solos do Polo Industrial de Camaçari. Este projeto tem grande relevância ambiental e no contexto de gerenciamento de áreas contaminadas, trazendo ganhos tanto para a região do Polo, quanto contribuindo para o melhor entendimento como referência do cenário ambiental natural do solo e servindo como padrão para o órgão ambiental da Bahia”, afirma a engenheira ambiental do setor de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetrel, Gabriela Oliveira.
Já a coordenadora do setor de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetrel, Rizia Aguiar, explica que, em projetos como este, a empresa reforça seu comprometimento com a sociedade em que está inserida, mostrando que o Jeito de Ser Cetrel não se limita apenas a criar valor para os acionistas, mas leva em conta a saúde, a segurança das pessoas e o cuidado com o meio ambiente. Assim, a Cetrel investe em ações que proporcionam o conhecimento dos cenários naturais da região onde suas instalações estão implantadas para aperfeiçoar seu gerenciamento de forma sustentável.
“Tendo em vista que a Cetrel tem expandido exponencialmente suas atividades de gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil, participar da AESAS com um número expressivo de colaboradores e com a apresentação de inúmeros trabalhos técnicos desenvolvidos pelas equipes, mostra que o know-how da Cetrel parte da premissa que o uso de ferramentas inteligentes pode garantir a gestão sistêmica e integral de seus projetos. Partimos do entendimento do cenário natural até a entrega de um modelo conceitual robusto que garanta o fechamento de um projeto de remediação utilizando as melhores práticas, com os melhores prazos, menores custos e atendendo as expectativas dos stakeholders envolvidos”, conclui Rizia.
EXPERIÊNCIA ALIADA À INOVAÇÃO
Há quase 30 anos, a Cetrel atua no gerenciamento de áreas contaminadas, desde seu início no Polo Industrial de Camaçari, passando por outros grandes complexos industriais ao redor do país. Com equipe técnica especializada de excelência, a empresa oferece um diagnóstico ambiental completo na área de solos e águas subterrâneas – incluindo avaliação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, avaliação de riscos e remediação de áreas contaminadas.
Ao longo dos anos, a Cetrel seguiu investindo em pesquisa e tecnologia, sempre em busca do que há de mais moderno e seguro no mercado. O resultado disto é que suas operações utilizam técnicas consagradas, como MPE (Multi Phase Extraction), P&T (Pump & Treat) SVE (Soil Vapor Extraction) e AirSparging, Processos Térmicos (Thermal Remediation), Ozone Sparging (Oxidação por ozônio), ART (Accelerated Remediation Technologies) e Biorremediação (Bioestimulação/Bioaumentação).
Vale ressaltar que tais operações ocorrem após detalhada avaliação das necessidades específicas de cada cliente para que se decida sobre a melhor estratégia a ser adotada. Tudo é feito de modo cautelosamente pensado e planejado para que haja o melhor resultado com o menor risco possível, de modo que a fonte de contaminação seja eliminada e a área seja viabilizada para novo uso com total segurança.
SOBRE A CETREL
A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, destinação térmica de resíduos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.
Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.
Saiba mais em: https://www.cetrel.com.br