• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Estudo de tratabilidade – Métodos para Projetos de Reúso de Água
  • Blog

Estudo de tratabilidade – Métodos para Projetos de Reúso de Água

A implantação de sistemas de reúso de águas e efluentes, principalmente na indústria, requer estudos preliminares para garantir a integridade dos resultados desejados e a eficiência do tratamento para a qualidade de água desejada.

Estes estudos contemplam, inicialmente, o mapeamento de linhas de efluentes com foco na origem, periodicidade de geração e qualidade e vazão, informações que servem de base para segregar as correntes de efluentes que poderão ser reutilizadas no processo sem tratamento prévio.

Em paralelo, são identificados os efluentes que serão direcionados para tratamento em processo unitário ou em conjunto na estação de tratamento.

Em seguida, são identificadas as técnicas de tratamento que serão utilizadas para a remoção dos contaminantes e parâmetros para enquadramento dos possíveis reúsos ou lançamento no corpo hídrico. Esta etapa é validada através de estudos de tratabilidade, os quais definirão as tecnologias adequadas para garantir a qualidade de água desejada e evitar equívocos durante a elaboração dos projetos conceituais.

A realização do estudo de tratabilidade consiste na montagem de plantas-piloto, inicialmente em escala laboratorial, onde são testadas diversas técnicas de tratamentos individuais ou em grupos, visando a remoção dos parâmetros químicos e biológicos. Após a conclusão dos estudos, têm-se alternativas de tratamento, que serão avaliadas, verificando sua viabilidade técnica e econômica. Os estudos são desenvolvidos de acordo com as etapas a seguir:

  • Identificação dos processos geradores dos efluentes, considerando quantidades, características, parâmetros analíticos, condições operacionais, oscilações na geração, etc.;
  • Identificação das fontes potenciais de consumo e/ou reúso, incluindo a qualidade requerida para fornecimento;
  • Avaliação das características físico-químicas e biológicas dos efluentes gerados pelas indústrias e o seu histórico (mínimo 12 meses);
  • Avaliação da possibilidade de combinação entre as correntes geradas pelas diversas áreas, a fim de identificar as técnicas de tratamento a serem testadas;
  • Identificação dos locais onde poderão ser realizados os estudos de tratabilidade;
  • Avaliação da estabilidade das correntes de efluentes nos locais onde serão realizadas as amostragens;
  • Escolha das técnicas de tratamento a serem testadas nos ensaios de tratabilidade de acordo com os parâmetros a serem atingidos;
  • Elaboração de plano de amostragem e composição de amostra composta com base na variabilidade de processos e vazão de efluentes;
  • Campanha de amostragem e caracterização das amostras;
  • Realização dos testes de bancada e escolha das melhores alternativas;
  • Elaboração do projeto conceitual; e
  • Avaliação e projeção de custos operacionais como consumo de químicos, energia, geração de lodo, etc.

De posse destas informações, é possível reduzir os riscos técnicos e econômicos associados aos projetos de tratamento de efluentes e reúso de água.

A Cetrel tem ampla experiência nesta metodologia por utilizar esta pratica há algumas décadas, a exemplo do programa de Controle na Fonte, o qual considerava o estudo das correntes de efluentes oriundas das indústrias do Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia, e de outras localidades, antes de serem direcionadas para tratamento na Estação de Tratamento de Efluentes da Cetrel. Atualmente se configura como principal metodologia da equipe Cetrel para concepção de projetos de tratamento de efluentes e reúso, com a redução significativa dos riscos associados à escolha da tecnologia mais viável técnica e economicamente.

A Cetrel utiliza nos seus projetos uma planta-piloto móvel que pode ser deslocada até a unidade do cliente, contendo mais de 20 técnicas de tratamentos físico-químicos e biológicos, respirômetros portáteis para avaliação de biodegradabilidade, além de equipamentos mais simples utilizados em escala de laboratório.

Estudo de tratabilidade – Métodos para Projetos de Reúso de Água - Cetrel

Planta-piloto Móvel

Estudo de tratabilidade – Métodos para Projetos de Reúso de Água - Cetrel Estudo de tratabilidade – Métodos para Projetos de Reúso de Água - Cetrel

Respirômetro Portátil

Sobre a Cetrel

A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, incineração de resíduos industriais perigosos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.

Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.

 

Saiba mais em: https://www.cetrel.com.br.

 

 

TAGS: 
  • Tratamento de Água e Efluentes

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.