• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Entrevista: Mauro Salatiel
  • Blog

Entrevista: Mauro Salatiel

Operar uma estação de tratamento de efluentes é um desafio constante que requer conhecimento técnico e habilidades na gestão de pessoas e processos. Para cuidar com excelência desta área, a Cetrel conta com o talento de Mauro Salatiel – nosso entrevistado do dia que contará um pouco de sua experiência em mais de 15 anos de atuação na empresa. Aos 41 anos, o engenheiro químico com MBA em Gestão Empresarial começou na Cetrel em 2006, por meio do programa de trainee da empresa. A partir daí, construiu sua carreira e hoje é um dos mais respeitados e queridos líderes da empresa.

Cetrel: Por quais áreas você já passou na empresa?

Mauro: Por conta do programa de trainee, eu tive a oportunidade de conhecer todas as áreas da empresa por três meses, o que foi muito importante para o meu relacionamento com as demais áreas. Depois deste período, comecei a trabalhar numa área que se chamava Monitoramento na Fonte, que fazia o acompanhamento dos lançamentos dos clientes no sistema de efluentes da Cetrel, assim como a gestão técnica e comercial dos contratos destes clientes.

Após algum tempo nesta área, fui para a operação de efluentes como engenheiro de projetos. Em 2011, ainda na área de efluentes, fui promovido a gerente da unidade, onde permaneci até 2016. Em 2017, assumi a unidade de águas, onde permaneci até o ano passado quando retornei para a operação de ETE.

Cetrel: Qual considera seu maior desafio na empresa ao longo desses anos?

Mauro: O maior (e melhor) desafio está sempre relacionado às pessoas. É junto das equipes que construímos os projetos, atendemos aos clientes e superamos os desafios. Manter um bom relacionamento com as pessoas de diversas áreas e dentro do seu time é fundamental para que possamos nos manter motivados frente aos desafios que temos que superar. Um exemplo desta superação para mim foi quando implantamos um novo emissário para atender uma grande empresa do segmento de cosméticos, desenvolvendo uma solução que atendesse ao cliente dentro de um plano de negócio que fosse atrativo para a Cetrel.

Cetrel: Quais tendências você enxerga no mercado de efluentes e como a Cetrel está preparada para este cenário futuro?

Mauro: O mercado de efluentes – e também de meio ambiente de forma geral – tem apresentado um crescimento nos últimos anos que deve continuar acontecendo nos próximos anos. Há muitas oportunidades para empresas como a Cetrel atuarem como provedoras de soluções ambientais para os seus clientes, construindo um planeta sustentável. Existem oportunidades no tratamento de água e efluentes, gestão de passivos ambientais, soluções digitais, economia circular, energia renovável e em outras diversas áreas. Acredito que a Cetrel está estruturada para exercer um papel de destaque no mercado com soluções inovadoras.

Cetrel: Como você avalia seu crescimento profissional na empresa?

Mauro: Tenho aprendido muito desde o dia em que iniciei meu trabalho na Cetrel, o que me ajudou bastante no meu crescimento profissional. O conhecimento técnico disponível nas equipes é enorme e uma grande fonte de aprendizado. Fazer parte de um time engajado e disposto a contribuir acelerou o meu desenvolvimento, assim como o investimento que a empresa fez na minha capacitação – através de cursos, treinamentos, participação em congressos e feiras, além de visitas técnicas.

Cetrel: Quais habilidades profissionais você considera mais importantes para atuar na Cetrel?

Mauro: Antes de qualquer habilidade profissional, é preciso estar conectado ao Jeito de Ser Cetrel. Este é o jeito que nos move em direção ao nosso propósito. Saber lidar com as incertezas e com as diferenças num processo de desenvolvimento contínuo é essencial para atuar na Cetrel e superar as expectativas dos nossos clientes.

Cetrel: O que espera do seu futuro profissional?

Mauro: Eu sou muito feliz com o que eu faço atualmente, mas estou sempre em busca de novos desafios. Espero que o crescimento da Cetrel abra novas oportunidades para todos nós na busca por maiores resultados e do cumprimento do nosso propósito como empresa.

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.