Celebrado no dia 31 de março, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição foi o foco do Diálogo Semanal de Segurança (DSS) desta quinta-feira (29), realizado pela analista administrativa da Diretoria da Cetrel, Rosa Dantas. A apresentação trouxe o debate acerca de hábitos alimentares que podem elevar a qualidade de vida. Para além de uma boa alimentação, a prática de atividades físicas e a valorização dos momentos de lazer também são atitudes ideais para a manutenção de uma vida mais saudável, segundo Rosa.
Na apresentação, ela convidou todos a repensarem os seus hábitos e a refletirem o que cada um pode fazer para viver melhor. “Podemos comer tudo o que quisermos sim, mas de forma moderada”, afirmou Rosa. A analista administrativa da Cetrel também alertou para os maus costumes, como a ingestão de alimentos processados e ultra processados, além da importância de beber bastante água.
Confira algumas dicas da apresentação para uma alimentação mais saudável:
1. Faça a ingestão de alimentos frescos.
2. Use óleos, sal e açúcar com moderação.
3. Limite o uso de alimentos processados e evite alimentos ultra processados, como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos.
4. Beba bastante água durante o dia.
5. Se alimente com regularidade (de três em três horas, por exemplo) e atenção.
6. Valorize o hábito de cozinhar e, se não souber, aprenda.
7. Organize seu tempo de forma que consiga planejar e preparar sua alimentação de maneira correta para o dia seguinte.
8. Evite os fast-foods e opte por restaurantes que preparem a comida na hora.
9. Pratique uma atividade física.
10. Não copie a dieta de outras pessoas. Cada organismo é único e reage de uma forma à certos alimentos.