A Cetrel deu início em junho à 2ª Digital & Innovation Week, um evento voltado para o fomento da inovação e tecnologia entre seus integrantes. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho, é organizada pela área de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) e tem como objetivo incentivar a criatividade e a melhoria contínua dentro da empresa.
Segundo Calvin Iost, Gerente da área de STI da Cetrel, a Digital & Innovation Week é uma iniciativa que visa capturar ideias inovadoras dos integrantes, incentivando-os a olhar para os processos do dia a dia com uma visão disruptiva. “Estimular a criatividade das nossas equipes para soluções inovadoras é essencial para a continuidade do negócio, fornecendo soluções ambientais inovadoras para o mercado”, destaca o gestor.
Durante a semana, os integrantes participaram de dinâmicas de inovação em diferentes áreas da empresa. A programação incluiu atividades como apresentações de ideias, avaliações e votações, culminando na escolha das propostas que seguirão para desenvolvimento futuro no portfólio de projetos da Cetrel.
O evento, que teve sua primeira edição no ano passado, já gerou frutos significativos, como o aprimoramento do SmartWater, um sistema de monitoramento IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas em português), que é um sistema remoto de dados de água em tempo real desenvolvido pela Cetrel. Calvin Iost destaca que eventos como este são fundamentais para que a empresa esteja na vanguarda e continue a oferecer soluções inovadoras para o mercado ambiental.
A semana começou com a abertura oficial seguida de dinâmicas organizadas pelo time de inovação. As atividades incluíram atividades nas áreas da empresa, como o Laboratório, áreas Administrativas, Manutenção, Comercial, áreas Operacionais e QSSMA. As sessões foram realizadas ao longo dos dias, começando na terça-feira e se estendendo até a sexta-feira, quando ocorreu o encerramento.
As atividades da dinâmica seguiram um roteiro específico, começando com uma breve apresentação do programa de inovação e suas diferenças com as ideias de melhoria contínua. Em seguida, houve a apresentação das ideias de 2023, avaliação dessas ideias (decidindo se devem ser descartadas, mantidas ou desenvolvidas), dinâmica das novas ideias e/ou desenvolvimento de ideias de 2023, breve apresentação de cada ideia (defesa/pitch) e, finalmente, a votação das ideias que devem competir para o portfólio.