O ano de 2021 foi, sem dúvidas, bastante desafiador. Manter a rotina de trabalho, índice de produtividade, qualidade, segurança e satisfação de nossos clientes em meio a um cenário de pandemia não é tarefa fácil. Entretanto, contamos com a dedicação e o comprometimento de uma equipe talentosa e, ao olharmos para os resultados obtidos, vemos que temos muito que celebrar.
Por isso reunimos neste artigo alguns resultados da Cetrel em 2021, abrangendo diversas áreas – operacionais e administrativas –, no intuito de compartilhar os principais números e metas alcançadas ao longo do ano.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
O ano de 2021 foi marcado pelo diligente trabalho de melhorias em nossa infraestrutura operacional, o que permitiu alcançar e superar indicadores de qualidade. Em nosso parque de incineração, elevamos para mais de 90% a disponibilidade do incinerador de sólidos, bem como houve aumento na confiabilidade das medições de PH, reduzindo perda de eletrodos e evitando paradas na planta.
Outro destaque da área foi a parada da incineração em 2021, em que pudemos reforçar os nossos cuidados e o compromisso de todos os envolvidos com na segurança do processo. Foram realizadas diversas melhorias para aumentar ainda mais a integridade e confiabilidade dos incineradores. Também foram renovadas as licenças operacionais da empresa para blend e incineração por mais cinco anos.
QSSMA E CONFORMIDADE SÃO FOCO CONSTANTE
Ainda tratando de certificações, em 2021 a Cetrel foi recertificada nas normas ISO 9001 e 14001, além de ter sido certificada na ISO 45001 sem registro de não conformidade. Nossos técnicos de segurança seguiram com o trabalho preventivo nas áreas e auxiliaram na implantação da nova plataforma de QSSMA 4.0 – que passou a abrigar todos os indicadores de SSMA da empresa, dando mais agilidade e segurança aos dados, especialmente em tempos de trabalho remoto por parte dos integrantes.
Em 2021 a empresa também revisou seu Código de Conduta, documento que reúne um conjunto de normas que colaboradores e parceiros devem adotar no exercício de suas atividades. O intuito do código é orientar e assegurar que todos prezem sempre por posturas responsáveis, íntegras e sustentáveis. Fundamentado em princípios estratégicos que norteiam todos os processos da empresa, o documento abrange temas como segurança, meio ambiente, assédio, discriminação, conflitos de interesses, proteção de dados, combate à corrupção, entre outros.
A área de saúde também investiu em ações importantes, como as campanhas de imunização contra a gripe e o Covid-19 que alcançaram mais de 90% dos integrantes da Cetrel. Parceiros e integrantes que tiveram atuação destacada nas áreas de SSMA foram devidamente reconhecidos por meio do Programa de Motivação e Reconhecimento, que visa dar mais visibilidade e estimular atitudes que reforcem os conceitos de saúde, segurança e meio ambiente dentro do ambiente de trabalho.
Por falar em meio ambiente, a Cetrel teve importante atuação em 2021, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente na implantação da Plataforma Nacional de Qualidade do Ar – que traz uma nova forma de ver os dados de monitoramento da qualidade do ar no país. Com base nestes números, é possível dar suporte à gestão pública da qualidade do ar com informação segura e acessível. Também desenvolvemos a proposta de alternativa do cálculo de IQAr – índice que mede os efeitos dos poluentes na população. Nossa equipe técnica também participou da elaboração do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas do Estado da Bahia.
SOMOS FEITOS DE GENTE
Sabemos que os resultados obtidos são consequência do trabalho das pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, dos nossos integrantes e parceiros que se dedicam e entregam sempre seu melhor, por isso o ano de 2021 trouxe também conquistas importantes na área de gestão de pessoas. Lançamos nossa campanha Jeito de Ser Cetrel, em que não apenas foram revistos o propósito, missão, visão e valores da empresa, mas como foi feito um levantamento estratégico das qualidades que possuímos em nosso DNA e que são parte essencial da nossa imagem como empresa.
Além disso, o setor de Pessoas e Organização instituiu programas que deram mais autonomia e acessibilidade aos integrantes, principalmente num momento em que parte de nossa equipe está trabalhando remotamente em home office. E pensando neste novo formato de trabalho em meio a uma realidade de pandemia e incertezas, foi criado o Conte com a Gente – programa de atendimento psicológico que, somente em 2021, realizou mais de 500 horas de atendimento para dar todo apoio necessário aos integrantes.
Também seguimos estimulando a prática de ações sustentáveis, por isso foi criado o Panapanás de Ideias, estimulando nossos integrantes a abordarem práticas de gestão sustentáveis que sejam aderentes aos nossos processos e jeito de ser. Ainda ao olharmos para as pessoas, não podemos deixar de fora o pessoal que vive em nosso entorno. Em 2021, teve início o Programa de Comunicação Social e de Risco nas comunidades em que possuímos instalações. Lá, foram feitas devolutivas de pesquisas, instalação de sinalização, encontros presenciais e virtuais, além da revitalização do Parque Infantil de Futurama, que irá beneficiar as crianças da comunidade.
Com tudo isso, chegamos ao começo de 2022 animados com os resultados obtidos. Estamos aos poucos retomando o trabalho presencial de nossas equipes – sem renunciar aos cuidados necessários – e com a certeza de que, mesmo frente ao mais desafiador dos cenários, podemos contar com um time forte que valoriza nosso jeito de ser e seguirá comprometido a atingir resultados de excelência também neste novo ano, permitindo que a Cetrel siga seu caminho de desenvolvimento, crescimento e superação.