Capacitar os Integrantes, Estagiários, Aprendizes e Temporários da Cetrel é um passo fundamental para um alinhamento interno efetivo. Com esse intuito, no dia 15 de maio, ocorreu no auditório da unidade de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o lançamento do Sistema e Programa de Conformidade, com a abertura do Treinamento do novo Código de Conduta e Linha de Ética, instruído pelo Coordenador de Conformidade da Cetrel, René Cortizo. Voltada para 100% dos Integrantes, a capacitação será realizada até o dia 1º de junho, com turmas em cada uma das três unidades – CTR Incineração, ETE e DAC.
Dividido em três partes, o conteúdo do treinamento explica acerca do Programa de Conformidade, apresenta o novo Código de Conduta, além da nova Linha de Ética, que agora é controlada por uma empresa independente para o recebimento e tratamento das denúncias, para garantir assim o anonimato, a confiança no programa e a não retaliação, assegurando a proteção do denunciante.
De acordo com René Cortizo, a capacitação tem o principal objetivo de representar o Comitê de Conformidade e o Conselho de Administração, e é essencial para garantir o alinhamento dos Integrantes. “Esse treinamento é a apresentação da área de Conformidade, que coloca a Cetrel em outro patamar de governança corporativa, com estrutura dedicada de conformidade”. Para participar, basta escolher o dia de preferência e comparecer ao local em sua unidade.
A Linha de Ética já está disponível no site da Cetrel. Relatos e denúncias podem ser realizados através da página do site (www.linhadeeticacetrel.com.br), por meio de ligação gratuita para o número exclusivo 0800 885 5614, e através do contato direto com a Área de Conformidade, na Diretoria da ETE, sempre disponível para questionamentos e denúncias.