Apresentação da empresa sobre as ferramentas disponíveis para um processo de gestão hídrica sustentável, entre outras inovações, aconteceu durante o encontro “Modelo Conceitual de Áreas: Desafios e Importância desta Ferramenta para a Indústria”, na quinta-feira (18), na Universidade Petrobras, RJ
No dia 18 de abril, a Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, foi o palco do evento “Modelo Conceitual de Áreas: Desafios e Importância desta Ferramenta para a Indústria”, organizado pela NICOLE Latin America, rede de profissionais da área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). O encontro reuniu profissionais e acadêmicos para discutir o papel dos Modelos Conceituais no gerenciamento de áreas industriais e os desafios enfrentados pelas empresas na elaboração e execução de projetos e soluções bem-sucedidas.
O evento ofereceu uma plataforma dinâmica para dialogar sobre a relevância da construção de Modelos Conceituais, apresentando palestras de pesquisadores especializados no tema e estudos de caso que destacaram o desenvolvimento de modelos conceituais robustos para áreas industriais com portes e características diversas.
Uma das contribuições veio da Cetrel, empresa especializada no tratamento e gestão de águas e efluentes, que iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia. A Cetrel compartilhou sua experiência por meio da palestra intitulada “Modelo Conceitual do Polo Industrial de Camaçari: Tecnologias e Evolução”, ministrada por Rizia Miranda Aguiar, coordenadora GAC – CETREL NE.
Na apresentação, Rizia destacou o “estado da arte” em termos de avanços tecnológicos das ferramentas que estão sendo empreendidas pela Cetrel, bem como as evoluções dos modelos conceituais ocorridas ao longo dos anos no Polo de Camaçari. “Mostramos todas as ferramentas que estão disponíveis em nosso escopo de trabalho nas áreas de águas e efluentes, consultoria ambiental, incineração de resíduos perigosos, soluções digitais e inovações, com destaque para as que foram utilizadas na construção da barreira hidráulica, uma ferramenta de contenção ambiental instalada no PIC, na década de 90, e que se mostra efetiva nos dias atuais”, informou Rizia.
Em sua apresentação, Rizia enfatizou que é possível constatar que a gestão hídrica regional se mostra mais complexa do que se vislumbrava há alguns anos, existindo assim oportunidade de melhoria do conhecimento em profundidade com as novas tecnologias. “Portanto, o apoio mútuo entre Cetrel e empresas do polo com compartilhamento de informações geológicas e hidrogeológicas, podem colocar o PIC num patamar diferenciado mundialmente pelo processo de gestão hídrica sustentável, já em andamento e em constante evolução”, ressalta.
Segundo a especialista, esta participação permitiu apresentar os diferenciais do trabalho da Cetrel dentro do Polo de Camaçari, demonstrando a dimensão das atividades da empresa neste tipo de ambiente, por ser um condomínio industrial complexo, incluindo o uso, por exemplo, de ferramentas, como o PGRH – Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “O evento também foi uma grande oportunidade para conhecer os diferentes pontos de vistas das consultorias presentes, enfatizando o compromisso da Cetrel em fornecer soluções ambientais inovadoras e um gerenciamento eficiente para seus clientes”, destaca.
O evento contou com a participação de diversas empresas e entidades, entre elas USP, INEA-RJ, Unifesp e Petrobras, além da Cetrel, que também atuou na qualidade de patrocinadora. Na oportunidade, as discussões em torno do “Guia de Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas”, publicado pela NICOLE, enriqueceram o encontro, destacando-o como um recurso valioso para embasar as práticas nesta área.
Profissionais de indústrias de diversos segmentos, universidades e órgãos ambientais do Estado do Rio de Janeiro estiveram presentes, promovendo debates construtivos e fortalecendo as conexões entre academia e setor produtivo.
Sobre a Cetrel
A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.
Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em água e efluentes, incluindo reúso e soluções off-site e on-site, incineração de resíduos perigosos e consultoria ambiental, destacando-se gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais.
Com um trabalho permanente para inovar e superar as expectativas dos clientes, a Cetrel está apta a atender demandas ambientais de diversas complexidades de empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, automotiva, dentre outras. Além disso, as soluções de tratamento de água e efluentes on-site são ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.
Conheça mais em: https://www.cetrel.com.br.