Recentemente, a Cetrel comemorou seus 44 anos de fundação, numa trajetória marcada por muitas conquistas e em constante evolução, buscando o aprimoramento de seus serviços e a ampliação de seu escopo de atividades, sem perder de vista a essência de sustentabilidade que carrega em seu DNA. Para marcar a data, vale a pena lembrar os principais feitos da empresa e trazer ainda suas principais perspectivas e projetos para os próximos anos.
Criada inicialmente para atender às indústrias do Polo Industrial de Camaçari, a Cetrel iniciou sua operação em 1978 com sistemas integrados de tratamento e gestão dos efluentes e resíduos do complexo industrial na Bahia.
“A Cetrel já nasceu com o DNA da sustentabilidade, algo inovador para uma época em que a preservação do meio ambiente ainda não estava entre as principais preocupações do mundo corporativo. Desde então, a empresa tem evoluído ao oferecer soluções que agreguem valor aos processos produtivos de seus clientes, sem perder de vista o componente ambiental”, afirma o Gerente de Relações Institucionais, Eduardo Fontoura.
Atualmente, a Cetrel possui mais de 200 clientes ativos distribuídos por quase todas as regiões do país, incluindo grandes empresas do setor industrial brasileiro. Deste total, cerca de 80 clientes são atendidos ininterruptamente com os serviços de fornecimento de água industrial, tratamento de efluentes e destinação de resíduos no Polo Industrial de Camaçari.
AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES
Com o passar dos anos, a Cetrel foi ganhando expertise e reconhecimento no mercado, o que a fez investir ainda mais na capacitação de sua equipe, pesquisa e tecnologia de ponta para desenvolver outros serviços. Neste sentido, a empresa ampliou o portfólio de soluções com gerenciamento de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e consultoria em águas e efluentes, além dos recentes projetos de Digital Center & Innovation.
“Com base na experiência acumulada em mais de 40 anos, partimos para um novo ciclo focado em oferecer soluções ambientais customizadas para além do Polo de Camaçari. Estamos identificando oportunidades importantes nos mercados de águas e efluentes, principalmente na área de reúso de água”, destaca o Diretor Comercial, Ivan Sant Anna.
Neste segmento, vale destacar que somente em 2021, a Cetrel distribuiu mais de 33 milhões de metros cúbicos de água para a indústria, em diferentes especificações, seja clarificada, desmineralizada ou potável, com o objetivo de atender às necessidades de cada cliente. A empresa opera ainda fontes superficiais e subterrâneas, além de desenvolver consultoria e projetos de abastecimento de água, tratamento de efluentes, reúso e dessalinização.
O FUTURO É SUSTENTÁVEL
Atenta às principais tendências do mercado global, a Cetrel pauta seu crescimento nas inovações do mercado, sem perder de vista os valores que a trouxeram até aqui. Exemplo disso é a grande atenção que a empresa tem dado ao tema ESG – que tem ganhado cada vez mais força no ambiente corporativo.
Ao olhar para sua história, fica evidente a preocupação original com questões ligadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança. Entretanto, nos últimos anos, a empresa tem organizado suas políticas e ações nestas áreas e, recentemente, criou uma área específica para cuidar do assunto. Para o próximo quinquênio, a empresa definiu que sua agenda ESG estará focada em oferecer aos clientes soluções na gestão hídrica e no gerenciamento de áreas contaminadas.
“Acreditamos que as soluções oferecidas aos nossos clientes precisam estar conectadas com os conceitos de ESG. Este é um caminho sem retorno rumo ao desenvolvimento sustentável. Grandes investidores querem estar associados às empresas com esta visão. E nós certamente somos uma dessas empresas”, afirma Fontoura.
INOVAÇÃO CONSTANTE
Para atingir seus objetivos, a empresa conta com uma poderosa aliada: a tecnologia. Para unir o que há de mais moderno em ferramentas tecnológicas e tecnologia da informação no intuito de obter o melhor conhecimento para levantar, compreender e interpretar dados estratégicos ligados ao gerenciamento ambiental de suas operações, a Cetrel criou a área de Digital Center & Innovation.
“Estamos trabalhando com plataformas de gestão de dados, modelagens 3D, aplicativos e dispositivos de coleta de dados, capazes de nos fornecer as informações necessárias e estratégicas acerca dos milhares de dados coletados em amostras de nossos clientes. Assim, com apenas alguns cliques conseguimos avaliar as condições ambientais de determinada empresa e prosseguir com nosso trabalho de monitoramento e gestão ambiental. Com a gestão correta destes dados, conseguimos inclusive auxiliar o cliente numa tomada de decisões”, relata o líder da área, Calvin Iost.
Ao celebrar mais de quatro décadas de fundação, o que é possível perceber é que a Cetrel definitivamente não parou no tempo. Muito pelo contrário, manteve a energia e o vigor necessários para se adaptar às novas exigências de mercado, investindo em tecnologia e novos serviços.
O resultado disso é uma empresa que acumulou experiência suficiente para se tornar referência no segmento em que atua e, ao mesmo tempo, investiu para ser moderna e estar na vanguarda das principais tendências. E, sem dúvida, esta é uma receita de sucesso para alcançar a longevidade corporativa.
“Estamos empregando toda a expertise acumulada por nossos técnicos, novas tecnologias e modelos inovadores de negócios para promover soluções ambientais nas áreas de água, efluentes, reúso e gerenciamento de áreas contaminadas customizadas para cada necessidade, buscando fazer parte das agendas ESG de nossos clientes. É assim que a Cetrel seguirá crescendo e comemorando as próximas décadas”, finaliza o Diretor Comercial, Ivan Sant Anna.