• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • Cetrel apresenta estudo sobre modelagem de água subterrânea na Europa
  • Blog

Cetrel apresenta estudo sobre modelagem de água subterrânea na Europa

A Cetrel, empresa responsável pelo fornecimento, tratamento e reuso de água utilizada no Polo Industrial de Camaçari (PIC), vai apresentar os resultados dos estudos de modelagem de águas subterrâneas que suportam a gestão dos recursos hídricos subterrâneos na região do PIC, na cidade de Liége, na Bélgica, no próximo dia 09 de setembro. Na ocasião, a engenheira ambiental da Cetrel, Rosialine Roedel, e que atua no monitoramento de águas subterrâneas do Polo, irá representar a empresa durante o Groundwater Quality 2019, evento que será realizado até o próximo dia 12/09.

De acordo com Roedel, a modelagem de fluxo subterrâneo foi construída em 2002 e desde então passa por atualizações periódicas, com a finalidade de auxiliar na gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos da região. No último ano, um trabalho extensivo foi executado com o intuito de refinar os estudos e consolidar o modelo de gestão do uso de água, assim como melhorar o entendimento da disponibilidade hídrica na região que envolve indústria e a própria comunidade localizada no entorno. Foram desenvolvidos estudos inovadores para o cálculo da recarga do aquífero e proposta nova metodologia de tratamento de dados para o modelo hidrogeológico, de forma a possibilitar prognósticos mais precisos em um cenário de crise por aumento de demanda de água e escassez de chuva. “É uma importante contribuição para a área técnica, fortalecendo parcerias com as Universidades UFBA e Unijorge, além de ser uma gestão compartilhada, com uma interface com outros stakeholders a exemplo do Inema e Embasa, o que deve ser copiada em outros lugares, sempre focado na sustentabilidade hídrica em médio e longo prazo”, explica.

Os estudos também serão expostos no 9º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, evento que acontece entre 15 e 17 de setembro, na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart.

TAGS:
  • #fluxo #ufba #disponibilidadehidrica #monitoramento #inema #embasa #desenvolvimentosustentavel #unijorge
  • , #Hohenheim #brasil #alemanha

Leia Também

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.