Com o tema “Critérios Técnicos para Outorga de Águas Subterrânea. Estudo de Caso: PIC”, teve início no dia 4 de maio a primeira palestra do Ciclo de Seminários Técnicos Internos 2018 na Cetrel. O evento ocorreu no auditório da unidade ETE, das 9h às 11h, e a apresentação foi conduzida pela engenheira e analista de monitoramento de água da Cetrel, Rosialine Roedel.
A abertura do encontro ficou por conta do coordenador de monitoramento de águas da Cetrel, Jordon Werlang, que contextualizou a temática abordada por Rosialine, objeto de estudo do Mestrado da Integrante. A palestra contou com a presença do diretor-presidente da Cetrel, Luis Mario e do Diretor de Operações, Demosthenes Carvalho, além de demais Integrantes. Na ocasião, Luis Mario discursou sobre a importância de ocorrem eventos como este, falou sobre a necessidade de replicar a ação na unidade de Distribuidora de Água (DAC), além da importância da ampliação de ações para eventos externos.
A finalidade do evento é discutir e promover a disseminação de conhecimento para o público interno, incluindo Integrantes que atuem em Programas de Ações (PA) diferentes das temáticas escolhidas, mas que possam futuramente transitar direta ou indiretamente para tais PA’s. O Seminário é o momento oportuno para equipes identificarem sinergias, aptidões, interesses e de reforçar o desenvolvimento de carreira. Esta foi a primeira edição do Ciclo, que costuma acontecer três vezes ao ano.