CCO / Emergências Ambientais: 0800 729 2756
Case Consultoria Ambiental: Metodologias para avaliação de mobilidade e particionamento de LNAPL

Alternativas para gerenciamento ambiental da presença de LNAPL em cenário de impossibilidade de remoção total

A presença de fases líquidas não aquosas leves (LNAPL) no meio solo/água é uma problemática que sofre desafios diante da heterogeneidade do meio e diversidade de condições existentes no gerenciamento ambiental de passivos, sendo sua remoção limitada em sites que possuem condições de baixa condutividade hidráulica e baixa transmissividade, com permanência de película ou mesmo de espessura de fase livre.

Nesses sites, verifica-se a dificuldade da total remoção de LNAPL por meio de sistemas convencionais de extração, sendo, portanto, necessárias a permanência e a convivência com o produto no local.

Nesta situação, faz-se necessária a avaliação de potenciais riscos à saúde humana de receptores on site e off site.

A Cetrel, uma das maiores empresas brasileiras de consultoria ambiental, desenvolveu duas metodologias de ensaios para auxiliar no entendimento dos riscos associados a permanência de LNAPL, por meio da determinação da curva de retenção de produto no solo e ensaio de partição para as fases dissolvida e vapor de forma a subsidiar a defesa do uso dessas metodologias na análise da existência de risco real a saúde humana e direcionar a tratativa necessária a ser abordada.

ESTUDO DE CASO

A primeira metodologia consiste na avaliação da mobilidade do LNAPL com a obtenção da curva de retenção de fluído no solo. Um sistema composto por solo representativo da camada de estudo saturado com o produto de interesse é submetido a uma variação de pressões. A saturação desse sistema é medida conforme o aumento da pressão aplicada. Essa metodologia permite determinar a tensão em que se chega no limite da capacidade de extração do produto, devendo, então, ser relacionada às condições reais do site.

A segunda metodologia consiste na avaliação do possível particionamento de LNAPL para fase dissolvida e ar, buscando determinar as máximas concentrações do particionamento dos compostos presentes no produto. Este ensaio é conduzido por meio de dois sistemas: interação de alíquota de LNAPL com água; e interação de alíquota de LNAPL com ar. As respostas destes dois ensaios permitem avaliar potenciais riscos aos receptores locais e do entorno da área de interesse, para os cenários pertinentes.

Ao se concluir que o produto não tem mobilidade, e adicionalmente quando o produto não apresenta capacidade de particionamento, ou mesmo quando as concentrações resultam em níveis aceitáveis conforme ARSH, é possível afirmar a inexistência de risco para as vias de exposição consideradas, sendo uma possível alternativa a permanência e convívio com LNAPL, podendo ser submetido apenas a processos de biodegradação natural, juntamente com a elaboração do plano de monitoramento para encerramento.

BENEFÍCIOS

  • Solução inovadora para sites complexos: em sites que apresentam uma impossibilidade de remoção da contaminação, a abordagem via mobilidade e particionamento pode trazer uma solução ao caso.
  • Redução de custos: a utilização da metodologia de avaliação de partição e mobilidade do contaminante permite um detalhamento sobre os reais riscos existentes, reduzindo custos e esforços com processos de remediação mais robustos.
  • Direcionamento assertivo das ações de remediação e sustentabilidade nas ações: uma vez que sejam verificados os reais riscos à saúde humana, é possível o direcionamento mais assertivo dos processos de remediação, bem como, a escolha de processos menos robustos e mais sustentáveis, evitando processos de remoção, destinação e/ou com intervenções químicas.

 

SOBRE A CETREL

A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.

Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em água e efluentes, incluindo reúso e soluções off-site e on-site, incineração de resíduos perigosos e consultoria ambiental, destacando-se gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais.

Com um trabalho permanente para inovar e superar as expectativas dos clientes, a Cetrel está apta a atender demandas ambientais de diversas complexidades de empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, automotiva, dentre outras. Além disso, as soluções de tratamento de água e efluentes on-site são ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.

Conheça mais em: https://www.cetrel.com.br.