Contaminantes emergentes de grande preocupação mundial vêm sendo foco de estudos e desenvolvimento na Cetrel
Os contaminantes emergentes vêm tomando destaque no universo de avaliações de passivos devido à alta associação destes com o risco à saúde humana. Dentre estes contaminantes emergentes, o grupo de compostos denominado de PFAS, que possui uma extensa gama de substância Per e Polifluoralquiladas, vem sendo estudado com mais proeminência.
Estas substâncias foram desenvolvidas em tempos de guerra para isolamento de tanques de enriquecimento de urânio usados na fabricação de bombas nucleares. No pós-guerra, esse composto começou a ser amplamente utilizado, tendo como grande exemplo o Teflon que impedia que os alimentos grudassem nas panelas ou mesmo as espumas de incêndio que atuavam de forma mais rápida e eficaz no combate a incêndios. Com a evolução do conhecimento, o PFAS revelou-se um vilão quanto à toxidade e persistência no meio ambiente. Os PFAS podem ser tóxicos em baixíssimas concentrações e perdurar na natureza por séculos.
QUAIS OS RISCOS DOS CONTAMINANTES EMERGENTES?
Os PFAS são compostos que podem percorrer longas distâncias pela água subterrânea sem degradar ou reduzir sua concentração, mantendo a toxidade alta durante todo seu trajeto percorrido. A ingestão destas águas contaminadas possui risco de toxicidade aguda.
ELES SÃO DE FATO ETERNOS?
Felizmente, não! São compostos difíceis de serem destruídos, modificados ou transformados e podem persistir na natureza por longos períodos. Mas hoje já existem formas confiáveis de remoção e degradação destes compostos presentes no meio físico.
COMO ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA AS TRATATIVAS DESSES CONTAMINANTES?
A equipe da Cetrel e suas parcerias com empresas internacionais que possuem capacitação técnica comprovada em investigação e remediação de PFAS, fazem com que o time esteja altamente desenvolvido e capacitado para os desafios de trabalhar com esses novos contaminantes, bem como trazer as soluções mais adequadas e benéficas ao meio ambiente e a saúde humana.
CETREL E SUA PARTICIPAÇÃO NO CENÁRIO NACIONAL
A Cetrel vem buscando as melhores práticas de mercado e aprimoramento constante quanto ao avanço no conhecimento sobre o comportamento e as técnicas de investigação e remediação em casos que contenham contaminação de PFAS. Estamos associados ao Grupo de Contaminantes Emergentes da AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental), atuando em traduções técnicas e elaboração de métodos de coleta seguros para as diversas matrizes ambientais para PFAS. A Cetrel participa também do Grupo de PFAS do ITRC (Interstate Technology and Regulatory Council), se mantendo sempre atualizada sobre os avanços no conhecimento e práticas mundiais, para assim oferecer o que há de mais atual e seguro nesta área.
Hoje, além de profissionais habilitados para atender a demandas dessa complexidade, a Cetrel possui parceiros internacionais experientes em investigação e remediação com casos bem-sucedidos de recuperação de áreas impactadas por PFAS ao redor do mundo.
Buscamos sempre a melhor solução para cada caso nesse cenário iminente de necessidade de atenção a estes contaminantes.
SOBRE A CETREL
A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.
Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em água e efluentes, incluindo reúso e soluções off-site e on-site, incineração de resíduos perigosos e consultoria ambiental, destacando-se gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais.
Com um trabalho permanente para inovar e superar as expectativas dos clientes, a Cetrel está apta a atender demandas ambientais de diversas complexidades de empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, automotiva, dentre outras. Além disso, as soluções de tratamento de água e efluentes on-site são ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.
Conheça mais em: https://www.cetrel.com.br.