No campo da Engenharia Ambiental, um dos aspectos mais relevantes são as análises laboratoriais, pois quando realizadas por profissionais capacitados, permitem monitorar de forma qualitativa e quantitativa os níveis de poluentes presentes nos diversos tipos de ecossistemas (terrestres e aquáticos), assim como em processos e outras fontes específicas, auxiliando as empresas para tomada de decisões baseadas em dados e fatos.
Dentre algumas atividades que demandam a realização de análises laboratoriais, pode-se destacar:
- a caracterização de resíduos e efluentes líquidos;
- o monitoramento ambiental (água, solo ou ar);
- a caracterização, investigação e remediação de áreas contaminadas ou simplesmente o acompanhamento de determinado processo com base nos parâmetros legislados.
A garantia dos resultados das análises laboratoriais permeia por todo o sistema de gestão da qualidade, começando desde um plano consistente de coleta e amostragem, passando por:
- profissionais capacitados;
- transporte, acondicionamento e identificação adequada da amostra;
- equipamentos calibrados; métodos de ensaios validados e reconhecidos nacional ou internacionalmente;
- reagentes e padrões certificados;
- controles rígidos de qualidade dos métodos, dentre outros pontos.
O conjunto destes fatores, alinhados a um conhecimento prévio sobre o processo e o que se pretende analisar, minimiza possíveis interferências e influência de fatores externos e contribuem para o sucesso do resultado.
Vale ressaltar, a importância de um sistema de gestão que tenha a capacidade de identificar e tratar quaisquer desvios entre o solicitado e o executado, antes, durante e após a realização das análises, mantendo a rastreabilidade dos seus ensaios e um canal aberto com o demandante do serviço.
Alguns aspectos relevantes na identificação, seleção e contratação de um laboratório para as atividades de engenharia ambiental:
Credenciais
Um ponto essencial na definição de um bom laboratório é a acreditação INMETRO, através da certificação ISO/IEC 17025. A acreditação a esta norma indica que o laboratório atende a uma série de requisitos técnicos e de gestão que garantem um elevado padrão de qualidade.
Um laboratório de um parceiro que possui Sistema Integrado de Gestão (SIG) englobando as normas ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001, também são bons indicativos de alto controle de qualidade e gestão profissional.
Experiência e Escopo de Análises
Contratar um laboratório com expertise na área ambiental, experiência comprovada, amplo escopo de análises e equipamentos e metodologias nas áreas de cromatografia, físico-químicas, ótica e microbiologia, também pode ser um fator diferencial e garantia de excelência nos resultados.
Aliado a isso, um bom laboratório deve contemplar uma equipe multidisciplinar com profissionais treinados e capacitados constantemente.
Solidez no Mercado
Outro aspecto relevante é avaliar a robustez empresarial e o bom histórico da empresa, garantindo que serão cumpridos todos os requisitos e o atendimento adequado, além da capacidade de investir em novos equipamentos.
O Laboratório Cetrel reúne todos esses requisitos em um único lugar.