• HOME
  • /
  • Blog
  • /
  • A Importância das Análises Laboratoriais nas Atividades de Engenharia Ambiental
  • Blog

A Importância das Análises Laboratoriais nas Atividades de Engenharia Ambiental

No campo da Engenharia Ambiental, um dos aspectos mais relevantes são as análises laboratoriais, pois quando realizadas por profissionais capacitados, permitem monitorar de forma qualitativa e quantitativa os níveis de poluentes presentes nos diversos tipos de ecossistemas (terrestres e aquáticos), assim como em processos e outras fontes específicas, auxiliando as empresas para tomada de decisões baseadas em dados e fatos.

 

Dentre algumas atividades que demandam a realização de análises laboratoriais, pode-se destacar:

  • a caracterização de resíduos e efluentes líquidos;
  • o monitoramento ambiental (água, solo ou ar);
  • a caracterização, investigação e remediação de áreas contaminadas ou simplesmente o acompanhamento de determinado processo com base nos parâmetros legislados.

A garantia dos resultados das análises laboratoriais permeia por todo o sistema de gestão da qualidade, começando desde um plano consistente de coleta e amostragem, passando por:

  • profissionais capacitados;
  • transporte, acondicionamento e identificação adequada da amostra;
  • equipamentos calibrados; métodos de ensaios validados e reconhecidos nacional ou internacionalmente;
  • reagentes e padrões certificados;
  • controles rígidos de qualidade dos métodos, dentre outros pontos.

 

O conjunto destes fatores, alinhados a um conhecimento prévio sobre o processo e o que se pretende analisar, minimiza possíveis interferências e influência de fatores externos e contribuem para o sucesso do resultado.

 

Vale ressaltar, a importância de um sistema de gestão que tenha a capacidade de identificar e tratar quaisquer desvios entre o solicitado e o executado, antes, durante e após a realização das análises, mantendo a rastreabilidade dos seus ensaios e um canal aberto com o demandante do serviço.

 

Alguns aspectos relevantes na identificação, seleção e contratação de um laboratório para as atividades de engenharia ambiental:

 

Credenciais

Um ponto essencial na definição de um bom laboratório é a acreditação INMETRO, através da certificação ISO/IEC 17025. A acreditação a esta norma indica que o laboratório atende a uma série de requisitos técnicos e de gestão que garantem um elevado padrão de qualidade.

Um laboratório de um parceiro que possui Sistema Integrado de Gestão (SIG) englobando as normas ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001, também são bons indicativos de alto controle de qualidade e gestão profissional.

 

Experiência e Escopo de Análises

Contratar um laboratório com expertise na área ambiental, experiência comprovada, amplo escopo de análises e equipamentos e metodologias nas áreas de cromatografia, físico-químicas, ótica e microbiologia, também pode ser um fator diferencial e garantia de excelência nos resultados.

Aliado a isso, um bom laboratório deve contemplar uma equipe multidisciplinar com profissionais treinados e capacitados constantemente.

 

Solidez no Mercado

Outro aspecto relevante é avaliar a robustez empresarial e o bom histórico da empresa, garantindo que serão cumpridos todos os requisitos e o atendimento adequado, além da capacidade de investir em novos equipamentos.

 

O Laboratório Cetrel reúne todos esses requisitos em um único lugar.

Leia Também

O protagonismo da água

Criado pela Assembleia Geral da ONU como resultado da RIO-92 e Agenda 21, o Dia Mundial da Água é celebrado hoje. E é um justo

ENTENDA O SINIR E O MTR NACIONAL

Fique de olho nas mudanças e nos novos procedimentos!   Em 1º de janeiro de 2021 tornou-se obrigatória a utilização do Manifesto de Transporte Resíduos

Cadastre seu e-mail para receber materiais, informativos e novidades da Cetrel em seu e-mail.

Rod BA 530 Via Atlântica, SN, Polo Industrial de Camaçari, Camaçari, Cep 42.816-280

CETREL 2019. Todos os direitos reservados.

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.