Iniciativa, realizada em Guarajuba, foi promovida pela Braskem em parceria com start up so+ma, BASF, Cetrel e Acelen
Cerca de 50 voluntários recolheram resíduos na praia de Guarajuba, no Litoral Norte, na manhã deste sábado (16), em uma ação de conscientização ambiental com os frequentadores do local. A iniciativa foi realizada no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) pela Braskem, em parceria com a start up so+ma, BASF, Cetrel e Acelen, e contou com o apoio da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec). Estiveram presentes a Secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, Andrea Montenegro, e o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta.
Os resíduos coletados pelos voluntários, integrantes das quatro empresas, foram pesados e encaminhados para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). Além disso, foram revertidos em pontos no programa so+ma vantagens. A pontuação total será doada para uma instituição de caridade do município de Camaçari, a ser definida.
“Estamos mobilizando parceiros nessa ação de voluntariado em prol da conscientização do descarte correto de resíduos, fomentando também a reciclagem e fortalecendo a economia circular”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Para a CEO e fundadora da so+ma, Claudia Pires, mais do que uma ação, o Dia Mundial da Limpeza mostra que a soma de pequenos gestos se transforma em um poderoso movimento. “É um lembrete de que, juntos, podemos ser a mudança: uma atitude de valor por vez para mudar realidades e somar novos impactos”, afirma.
Já Tânia Oberding, diretora do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, destaca que essa parceria tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, alinhado com a estratégia de sustentabilidade da BASF. “Nesse sentido, buscamos sempre apoiar na resolução de problemas da sociedade, impactando e conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas, para juntos construirmos um futuro mais sustentável”, completa.
De acordo com Eduardo Fontoura, gerente de Relações Institucionais da Cetrel, a participação na ação de voluntariado reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade. “Como empresa responsável pelo monitoramento ambiental de toda a área do Polo Industrial de Camaçari, dentre outras atividades, para nós da Cetrel, sempre é um prazer participar de iniciativas como essa em parceria com as demais companhias”, pontua.
“A sustentabilidade é um dos princípios da Acelen que, além de assumir o compromisso de fazer a Refinaria de Mataripe mais sustentável, também tem como objetivo contribuir para um mundo melhor, hoje e no futuro. Parcerias como essa, com a Braskem, BASF e Cetrel, convergem com nossos valores de ESG e juntos podemos acelerar as ações em prol do meio ambiente e fazer mais para alcançarmos as melhorias que almejamos”, declara Daniel Rocha, gerente de Meio Ambiente da Acelen.
Selo Internacional Bandeira Azul
A Praia de Guarajuba juntamente com as Praias de Itacimirim, ambas no litoral Norte da Bahia em Camaçari, e uma Praia de Nossa Senhora de Guadalupe em Ilhas dos frades, compõem o conjunto de 3 praias no Estado da Bahia que possuem o selo internacional de Bandeira Azul. O Brasil possui 29 praias com esse selo. Essa certificação exige um conjunto de requisitos para obtenção desse reconhecimento a exemplo dentre outros:
- Acessibilidade;
- Limpeza e Coleta seletiva;
- Banheiros;
- Qualidade das águas do ponto de vista de Balneabilidade;
- Atividades de educação ambiental
Em relação às praias do Município de Camaçari a Cetrel vem apoiando o projeto realizando as análises laboratoriais quanto à balneabilidade delas desde o início do projeto. É uma importante contribuição para assegurar a continuação da certificação e evidencia o compromisso da empresa em iniciativas de sustentabilidade socioambiental.