Recentemente, a Cetrel conquistou a certificação internacional ISO 45001, norma desenvolvida com base em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que visa melhorar o desempenho das empresas nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, promovendo ações que protejam a saúde física e mental das pessoas que atuam na organização.
A ISO 45001, juntamente com a ISO 9001, a ISO 17025 e a ISO 14001, forma o conjunto de certificações que atestam a busca na melhoria contínua dos seus processos e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Vale ressaltar ainda que neste ano a empresa teve seus sistemas e processos auditados e atendeu a todos os requisitos internacionais, sendo aprovada com zero não conformidades – um resultado que reflete a seriedade com a qual a empresa atua.
Esta conquista demonstra a maturidade de nosso sistema de gestão e é resultado de um trabalho conjunto construído há bastante tempo. Não é de hoje que valorizamos a qualidade em nossa cultura organizacional, afinal buscamos a excelência em tudo que fazemos”, afirma a Analista de QSSMA, Ivna Matos.
Sistema Integrado de Gestão
No intuito de otimizar processos adotados pela organização, foi criado o INTEGRA, Sistema Integrado de Gestão da Cetrel. Reunidas num manual, as diretrizes contidas no Integra fazem parte da rotina dos funcionários e são internalizadas em ações do cotidiano, para que os preceitos aprendidos na teoria sejam colocados cada vez mais em prática.
Sistematizar conceitos, valores e indicadores torna o aprendizado mais didático, auxilia na instrução e treinamento dos funcionários, bem como torna os processos mais claros e eficientes. O INTEGRA é constituído por 7 dimensões pilares: QSSMA, Investimentos, Financeira, Industrial, Administrativa, Comercial e Estratégica e por 3 dimensões transversais: Programa de Melhoria contínua – FLUXUS, Sistema de Conformidade e Confiabilidade Humana.
Esta influência sistêmica busca justamente integrar as mais diversas áreas da Cetrel e colocá-las sob um mesmo jugo de requisitos aplicáveis tanto aos negócios quanto às áreas de apoio, capazes de promover a excelência.
“Desde 2018, quando foi criado, o INTEGRA tem disseminado a integração dos processos de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, padronizações e adoção das melhores práticas. Isto tudo permitiu controlar, padronizar e medir a eficácia de nossos processos. Quando os procedimentos estão claros e todos sabem o que deve ser feito e como deve ser feito, tudo flui. O bom resultado disso pode ser visto em nosso rol de certificações e na performance dos nossos indicadores, por exemplo”, explica Daiana Lima, Gerente de QSSMA.
As certificações
Atualmente a Cetrel possui quatro certificações internacionais, sendo elas:
- ISO 9001: voltada para os sistemas de gestão da qualidade, define os requisitos necessários para implantação do sistema. Com base em ferramentas de padronização, a ISO 9001 oferece um modelo seguro para que os processos da empresa ocorram de modo consistente e de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos. Este conjunto de práticas de gestão é um recurso valioso junto aos clientes, pois dá a eles mais confiança do produto ou serviço que está sendo oferecido.
- ISO 14001: voltada para o meio ambiente, esta norma aborda os requisitos necessários para que uma empresa desenvolva seu sistema de gestão ambiental com ações sustentáveis que levem em consideração aspectos ligados ao negócio, contemplando inclusive questões estratégicas como ciclo de vida de produtos ou serviços e cadeia de valor. Projetada para ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis, reduzindo seu impacto ambiental e mantendo-se bem-sucedidas comercialmente, a ISO 14001 beneficia não apenas as empresas certificadas, mas fornecedores, clientes, órgãos ambientais e a sociedade em geral.
- ISO 45001: criada no intuito de reduzir os casos de lesões e doenças no local de trabalho ao redor do mundo, a norma oferece um conjunto robusto de processos capazes de tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Projetada para ajudar empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos, a ISO 45001 tem seu foco principal nas pessoas que atuam nas organizações, buscando compreender as expectativas delas acerca da gestão da saúde e segurança ocupacional e fornecendo os requisitos necessários para que os colaboradores gerenciem suas responsabilidades e construam um ambiente seguro e saudável. Considerando sempre o contexto organizacional e visando atingir os resultados pretendidos, a norma melhora o gerenciamento de riscos, estabelece indicadores de controle que reduzem a ocorrência dos acidentes de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e diminuindo índices de afastamento.
- ISO 17025: norma exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração, identifica aqueles que oferecem máxima confiança em serviços, executando com precisão as atividades e obtendo resultados de alta qualidade. Ela verifica requisitos técnicos, tais como rastreabilidade, validação de métodos, estimativa de incertezas, capacitação e participação em programas de ensaios de proficiência. O laboratório da Cetrel teve recentemente seu escopo de acreditação ampliado e agora contempla, além de seus principais ensaios laboratoriais, amostragem de efluentes, resíduos, recursos hídricos e ar.
Qualidade é o caminho
Investir num sistema de gestão que promova a melhoria na qualidade dos processos é benéfico para todos os envolvidos com a empresa, afinal processos mais seguros e confiáveis promovem um melhor ambiente de trabalho e geram resultados cada vez mais satisfatórios para os clientes, resultando no crescimento da organização.
É verdade que atingir um patamar de excelência requer bastante esforço e disciplina, mas no mercado atual – cada vez mais competitivo e exigente – é praticamente impossível pensar num futuro de sucesso sem considerar o conceito de qualidade.
Organizar, planejar e implantar um sistema de gestão atrelado a normas internacionais que certifiquem e ajudem a construir padrões de excelência foi o caminho escolhido pela Cetrel. Isto tem possibilitado que as atividades desempenhadas pela empresa operem cada vez mais de acordo, não apenas com as normas citadas, mas também em consonância com a missão, os valores e o propósito da organização.
“Oferecemos soluções ambientais para o setor industrial e buscamos fazer isso em harmonia com o meio em que estamos inseridos. As certificações obtidas reforçam nosso propósito de excelência nos serviços de tratamento de efluentes e resíduos industriais, fornecimento, distribuição e reuso de água, além do monitoramento e gerenciamento ambiental”, conclui Daiana Lima, gerente de QSSMA.