• HOME
  • /
  • Instituto Fábrica de Florestas

Instituto Fábrica de Florestas

Instituto Fábrica de Florestas já plantou 34 mil árvores - Cetrel

O Instituto Fábrica de Florestas (IFF) é uma associação civil de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) , com sede no Eco Parque Sauípe, que foi intitulado pela UNESCO como Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica por conta dos trabalhos voltados para as questões socioambientais.

Foi fundado em 1999, reformulado em 2005 por iniciativa das empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari e do setor turístico da região com o objetivo de pensar, de forma integrada e sustentável, as questões ambientais locais e é membro tanto do Conselho Gestor das APAS Litoral Norte da Bahia e Rio Joanes Ipitanga como também do Comitê de Bacias Hidrográficas da Bahia.

O Instituto Fábrica de Florestas desenvolve suas ações por meio de três projetos:

  1. EcoParque Sauípe: conta com atividades de educação ambiental, ecoturismo, treinamentos e eventos;
  2. Fábrica de Florestas: atua nas áreas de educação ambiental, restauração, recomposição, paisagismo e arborização de mudas florestais;
  3. Reviveiros Velho Chico: visa desenvolver, por meio de viveiros ecológicos em regiões estratégicas de alguns dos principais afluentes do Rio São Francisco, a recuperação e revitalização de nascentes e de áreas degradadas.

O Programa de Educação Ambiental – PEA integra o projeto Eco Parque Sauipe, recebendo estudantes que participam de um circuito ecopedagogico, acompanhados por um guia, e tem o reconhecimento nacional através da conquista de diversos prêmios importantes, dentre os quais o Prêmio ECO, promovido pela Câmara Americana, o Prêmio CNI de Ecologia, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, e o Super Top de Ecologia, promovido pela Associação dos Dirigentes – ADVB, Prêmio Von Martius, da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e Escola Pinto de Sousa, na categoria Respeito ao Meio Ambiente.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Leia Também

Responsabilidade Ambiental

A relação entre indústria e meio ambiente deve se pautar, necessariamente, no conceito e nas práticas do desenvolvimento sustentável.

Livres Livros

O projeto Livres Livros começou quando Raissa Martins encontrou uma casinha, lá na Califórnia, da Fundação Americana Little Free Library.

Parapraia

O projeto Parapraia  tem por finalidade atender a uma população que reside em Salvador e Camaçari, Região Metropolitana e muitas cidades do interior, proporcionando o banho de mar assistido e esporte adaptado.

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.