Histórico
Pilares Estratégicos
Filosofia Ambiental
Pessoas
Clientes
Qssma

HISTÓRICO

A Cetrel, empresa 100% brasileira, iniciou suas operações em 1978, juntamente com as primeiras empresas do Polo Industrial de Camaçari. Com quase 40 anos de atuação, a empresa é responsável pelo fornecimento de água, tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, distribuição e reuso de água, além do total monitoramento ambiental do Polo.

Certificada nas normas internacionais ISO 9001; ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 17025, oferece as mais completas soluções ambientais para o setor industrial brasileiro, investindo permanentemente em projetos focados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras.

Com uma forte atuação em pesquisa e inovação, a Cetrel realiza investimentos anuais, sempre no intuito de gerar as melhores soluções, agregando valor e competitividade para seus clientes.

Criada com a atribuição inicial de tratar os efluentes líquidos e dispor os resíduos sólidos gerados pelas indústrias do Polo, a Cetrel ampliou gradativamente o escopo de atividades e hoje atua quatro áreas de atuação – Distribuidora de Água de Camaçari (DAC), Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) e Gerenciamento Ambiental (GAM). Atualmente a Cetrel é responsável pelo tratamento, disposição final dos efluentes, resíduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental em áreas de influência de complexos industriais.


PILARES ESTRATÉGICOS

Há 40 anos a Cetrel tem demonstrado a sua grande capacidade de transformação para contribuir com a nossa sociedade. Este resultado é fruto da participação direta de cada cliente, colaborador e Integrante no crescimento e na eficiência das diretrizes da empresa. Este compromisso é de todos nós! Conheça os nossos pilares estratégicos.


FILOSOFIA AMBIENTAL

Missão Prover soluções sustentáveis e inovadoras de engenharia ambiental, agregando valor para o cliente.

Visão Ser referência mundial em soluções inovadoras de engenharia ambiental a serviço das pessoas e com compromisso com o futuro sustentável.

Soluções Sustentáveis Entendemos que nossos negócios devem ser empresariados de forma sustentável, praticando continuamente 3 fatores fundamentais: • Excelência Técnica Adequada • Segurança, Saúde e Meio Ambiente • Viabilidade Econômica

Crenças e Valores • Praticar o desenvolvimento sustentável; • Atingir níveis de excelência técnica e operacional nos seus processos e produtos; • Superar as expectativas dos clientes; • Garantir um comportamento ético em suas ações; • Proporcionar as condições para um contínuo desenvolvimento profissional; • Assegurar uma comunicação permanente e aberta.

Princípios éticos • Respeitar os direitos dos integrantes como cidadãos, garantindo a sua livre expressão e participação; • Assegurar total transparência no relacionamento com os órgãos fiscalizadores; • Assegurar critérios de honestidade nos processos de seleção, garantindo igualdade de condições de participação; • Promover a comunicação junto às partes interessadas; • Garantir a confiabilidade dos dados e informações prestadas aos acionistas e clientes.


PESSOAS

FOCO NAS PESSOAS A Cetrel se preocupa com as Pessoas dentro e fora da Organização. Com um forte programa de retenção de talentos, a empresa possibilita a participação em treinamentos e outras ações de desenvolvimento, oferece remuneração compatível com o mercado e estabelece Programas de Ação que incentivam o Integrante a se desafiar e crescer na empresa, além de preocupar-se com o meio ambiente onde vivem com seus familiares e amigos, realizando o monitoramento das áreas sob sua influência.

Com uma forte cultura empresarial (TEO), a Cetrel tem como premissas o compromisso de servir aos Clientes e a confiança no Ser Humano, em sua capacidade e desejo de evoluir, valorizando a comunicação entre líder e liderado e entre os pares, a diversidade, a inteligência coletiva, a criatividade, a inovação, a flexibilidade, a agilidade, a produtividade, a geração de resultados e a responsabilidade social.

A TEO Baseada em valores humanísticos, a TEO é uma filosofia empresarial voltada para o fazer e focada na Educação e no Trabalho. O conjunto articulado de seus Princípios, Conceitos e Critérios provê aos Integrantes da Organização os fundamentos éticos, morais e conceituais que lhes permitem atuar com direcionamento estratégico comum, unidade de pensamento e coerência de ação.

VAGAS CETREL Marcada pela postura de comprometimento com o meio ambiente, traduzida na operação eficiente e responsável dos sistemas de controle ambiental e prevenção da poluição, A Cetrel, empresa de referência em sua área de atividade, atua nacionalmente em quatro negócios distintos – Produção e Distribuição de Água (DAC), Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) e Gerenciamento Ambiental (GAM).

Certificada nas normas internacionais ISO 9001; ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 17025, oferece as mais completas soluções ambientais para o setor industrial brasileiro, investindo permanentemente em projetos focados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras. Estimulamos o desenvolvimento das Pessoas e estabelecemos nossas relações baseadas na confiança e autonomia, para que nossos Integrantes possam construir seu próprio caminho. Cadastro de Currículos acessar: www.vagas.com.br/cetrel Certificada nas normas internacionais ISO 9001; ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 17025, oferece as mais completas soluções ambientais para o setor industrial brasileiro, investindo permanentemente em projetos focados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras. Estimulamos o desenvolvimento das Pessoas e estabelecemos nossas relações baseadas na confiança e autonomia, para que nossos Integrantes possam construir seu próprio caminho.

PROGRAMA DE ESTÁGIO A Cetrel oferece oportunidade de estágio para estudantes de curso superior em diversas áreas para que os jovens desenvolvam seu potencial e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o crescimento e perpetuidade da Organização. Atuando com profissionais altamente qualificados e experientes, os estagiários terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acadêmicos e aprimorar sua formação profissional.

Alguns dos cursos de Ensino Superior para os quais oferecemos oportunidade de estágio são: Administração de Empresas, Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geologia, Química e áreas afins. Estudantes que queiram fazer parte da Cetrel precisam ter disponibilidade para estagiar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 (30h semanais).

Inscrições para o Programa de Estágio 2018 ainda não estão abertas.

PROGRAMA DE ESTÁGIO TÉCNICO A Cetrel oferece oportunidade de estágio para estudantes de curso técnico em diversas áreas para que os jovens desenvolvam seu potencial e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o crescimento e perpetuidade da Organização. Atuando com profissionais altamente qualificados e experientes, os estagiários terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acadêmicos e aprimorar sua formação profissional. Alguns dos cursos de Ensino Técnico para os quais oferecemos oportunidade de estágio são: Automação, Eletrônica, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho.

Estudantes que queiram fazer parte da Cetrel precisam ter concluído a parte teórica do curso e disponibilidade para estagiar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (40h semanais).

Inscrições para o Programa de Estágio 2018 ainda não estão abertas. Acompanhe também o site do IEL – www.fieb.org.br/iel – para ficar por dentro das vagas que disponibilizamos.


CLIENTES

A Cetrel possui como principais clientes as empresas do Polo Industrial de Camaçari, além desenvolver projetos para empresas localizadas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em seus contratos, a Cetrel oferece serviços integrados para atender as demandas dos seus clientes.  Abaixo estão alguns dos serviços oferecidos aos clientes da empresa:

  • Acompanhamento e gestão de licenças ambientais;
  • Elaboração de relatórios para atendimento das condicionantes ambientais;
  • Administração de sistemas de informação ambientais externos de órgão ambientais e internos da empresa;
  • Elaboração, acompanhamento e preenchimento de indicadores ambientais;
  • Verificação de conformidade, revisão e elaboração dos padrões ambientais da empresa;
  • Atuação em serviços ambientais de paradas programadas;
  • Monitoramento de emissões atmosféricas, inclusive fugitivas, recursos hídricos e efluentes, diagnostico e remediação de áreas impactadas;
  • Análise e avaliação ambiental de mudanças de equipamentos /processos ou novos projetos;
  • Gestão de resíduos sólidos, do recebimento à destinação final.

QSSMA

O Sistema de Gestão Integrado consiste na combinação de processos e práticas adotadas pela organização para sistematizar seus valores empresariais e políticas visando alcançar de forma mais eficiente seus objetivos em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, assegurando assim a prevenção e o controle dos impactos ambientais e dos riscos à saúde e segurança dos trabalhadores e outras partes interessadas. O Manual do Sistema Integrado de Gestão representa as bases da sistematização dessa gestão estando suportado e complementado por normas, procedimentos e instruções.

Qualidade A Cetrel investe na implantação e manutenção de sistemas avançados de gestão, buscando continuamente a excelência no desempenho operacional e organizacional.

Em atendimento ao seu Sistema Integrado de Gestão, a Cetrel atualmente é certificada nas seguintes normas: NBR ISO 9001:2008 (Gestão da Qualidade) NBR ISO 14001:2004 (Gestão Ambiental) OHSAS 18001:2007 (Gestão de Saúde e Segurança) ISO 17025:2005 (Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração)

SSMA A Cetrel dedica especial atenção às áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, com o objetivo de garantir aos seus Integrantes e Parceiros um ambiente de trabalho saudável por meio do gerenciamento dos riscos e impactos pertinentes aos seus processos.

Todas as ações de SSMA são orientadas pelos requisitos legais aplicáveis aos Negócios da Empresa, bem como pelas normas do Sistema Integrado de Gestão – SIG e pelos elementos do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – PPSSMA, que servem de referência para as empresas do Polo Industrial de Camaçari.

Programa Integra O INTEGRA é o Sistema Integrado de Gestão da Cetrel desenvolvido para prover todas as Diretrizes e Requerimentos aplicáveis aos negócios e áreas de apoio da Cetrel. 

É formado por 06 dimensões assim distribuídas:

  • Gestão de QSSMA
  • Gestão de Investimentos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Industrial
  • Gestão Administrativa
  • Gestão Comercial

A estrutura ainda é composta pelo Sistema de Conformidade e pelo Programa de Melhoria de Processos (FLUXUS), que devem ser aplicados a todas as dimensões e respectivos processos, como pode ser visualizado na figura abaixo (Figura 1). O INTEGRA tem como documento superior a Política Integrada da Cetrel (Figura 5) assim como deve ser orientado para contemplar em seus processos os Pilares Estratégicos da Organização (Figura 3).

Figura 1 - Estrutura do INTEGRA            

A estrutura e organização do INTEGRA bem como da Dimensão QSSMA estão descritas nos documentos D-INT-001 – Diretriz Estratégica do INTEGRA e D-INT-002- Gestão de QSSMA, respectivamente. As atividades são desenvolvidas tendo como base as seguintes normas e regulamentos:

  • NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade
  • NBR ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental
  • OHSAS 18001:2007 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
  • NS13 – Guia de Auditoria de Segurança, Saúde, Higiene Industrial e Meio Ambiente do Polo Industrial de Camaçari.

Este Manual descreve a Política, Compromisso e Diretrizes relativas aos requisitos que compõem o SIG da Cetrel em alinhamento com o INTEGRA, Sistema Integrado de Gestão da Cetrel, desenvolvido para prover todas as Diretrizes e requerimentos aplicáveis aos negócios e áreas de apoio da Cetrel. A Organização Criada no dia 14 de outubro de 1977 e tendo iniciado as suas operações em junho de 1978, a Cetrel é responsável pela produção e distribuição de água, tratamento e disposição final de efluentes, tratamento, disposição e destinação final de resíduos industriais e gerenciamento ambiental de toda a área sob influência do Complexo do Polo Industrial de Camaçari, operando desde então de forma ininterrupta. Além disso, investe em projetos diferenciados cujo principal foco é o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras, capazes de atuar tanto nos processos produtivos quanto na reutilização de produtos que seriam transformados em passivos ambientais.  Desde a sua concepção, a Cetrel adotou sistemas integrados de tratamento de efluentes e resíduos industriais, práticas realizadas nos mais modernos complexos industriais do mundo. A integração de sistemas contribui para a sustentabilidade ambiental, dentro da concepção da ecoeficiência praticada pela Cetrel – utilização racional dos recursos naturais, com o máximo de eficiência e o mínimo de geração de impactos ao meio ambiente. Além disso, a integração de sistemas proporciona uma grande economia de escala e uma maior segurança ambiental, quando comparada com polos industriais dispersos com concepção mais antiga e que ainda adotam sistemas individuais de proteção ambiental.  Atualmente, a Cetrel S.A. tem as suas ações distribuídas entre empresas privadas que detém 81,43% das ações e o Governo do Estado da Bahia os 18,57% restantes. Entre os acionistas do setor privado, destaca-se a Braskem S.A. com 63,66% das ações.

Figura 2 – Modelo de Negócio da Cetrel

A gestão de QSSMA é uma das dimensões contempladas dentro da estrutura do INTEGRA conforme definido no documento D-INT-001 – Diretriz Estratégica do INTEGRA e tem por objetivo fornecer as diretrizes e orientadores, assegurando a integração dos processos de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente e adoção das melhores práticas alinhadas ao princípio de Zero Perdas assim como o estabelecimento da segurança como valor inegociável.  A gestão de QSSMA está organizada em elementos os quais seguem abaixo:

  • Elemento 01 - Organização Assegurar que as questões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente sejam consideradas no gerenciamento de todos os processos organizacionais e no relacionamento com todas as partes interessadas. As lideranças da CETREL devem assumir a responsabilidade por todos os aspectos de QSSMA relacionados nas suas atividades e administrar e controlar a implementação, manutenção e o aprimoramento do programa de gerenciamento de QSSMA nas áreas sob sua responsabilidade. O compromisso de todos os integrantes forma a base para a melhoria de QSSMA em todas as áreas de negócios Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Comprometimento e Liderança
    • Papéis e Responsabilidades
    • Competências, conscientização e treinamento 
    • Comunicação 
    • Gestão de Acidentes e Incidentes 
    • Eficiência e Eficácia
    • Conformidade Legal
  • Elemento 02 - Gestão de Risco e SEPRO Sistematizar a identificação, avaliação, controle, minimização e prevenção de riscos e impactos relacionados aos processos, atividades, serviços e produtos e suas consequências para as pessoas, meio ambiente, instalações e imagem da organização determinando os critérios de aceitabilidade, a estrutura e as ferramentas necessárias a serem implementadas, atendendo às melhores práticas e às regulamentações nacionais tendo como foco o princípio de Zero Perdas. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Cenários de Risco 
    • Gestão de Mudanças 
    • Gestão de Barreiras
  • Elemento 03 - Confiabilidade Humana As lideranças devem demonstrar o seu compromisso, estabelecer e acompanhar procedimentos e programas que assegurem confiabilidade humana e disciplina por parte de todas as pessoas que executam atividades na organização, fazendo com que assumam as suas responsabilidades com todos os aspectos de SSMA potencialmente impactados pelas suas atividades. Todos, líderes e integrantes, devem identificar as oportunidades de evitar os diferentes tipos de erro humano, sejam por falta de treinamento ou instrução adequada, por violação ou não conformidade ou ainda devido à inadequação da atividade ao ser humano e também devido aos possíveis deslizes e lapsos de atenção. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Gerenciamento de Fatores Humanos 
    • Aspectos Tecnológicos 
    • Cultura e Comportamento 
  • Elemento 04 - Segurança do Trabalhador Assegurar que os processos de gerenciamento de segurança do trabalhador e os controles efetivos sejam estabelecidos, refletindo os perigos e riscos das atividades, processos e serviços , garantindo sobretudo a conformidade regulatória e a prevenção de perdas Garantir que os processos e / ou requisitos de segurança do trabalhador sejam estabelecidos e comunicados em todos os processos de negócio e apoio da Cetrel bem como cumpridos por todos os integrantes e parceiros da Cetrel. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Identificação de Perigos e Riscos 
    • Atividades Críticas à Vida 
    • Padrões e Procedimentos 
    • Equipamentos de Proteção Pessoal
  • Elemento 05 - Higiene e Saúde Ocupacional Antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho, provenientes dos processos, atividades, produtos e serviços, para prevenir ou minimizar seus impactos à saúde das pessoas. Assegurar que os riscos à saúde sejam conhecidos e entendidos por todos em sua área de atuação e garantir que todas as pessoas assumam a responsabilidade pelo uso das proteções pessoais e coletivas relacionadas às suas atividades. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Higiene Industrial 
    • Saúde Ocupacional 
    • Ergonomia 
    • Promoção à Saúde
  • Elemento 06 - Meio Ambiente Orientar o tratamento das questões ambientais na Cetrel, atendendo os princípios da Política Integrada da Cetrel e Requisitos Legais Aplicáveis, a fim de sistematizar a identificação, avaliação, controle, minimização e a prevenção de aspectos e impactos relacionados aos processos, atividades, produtos e serviços, bem como as respectivas consequências ao meio ambiente. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Aspectos e Impactos 
    • Efluentes 
    • Resíduos Sólidos 
    • Emissões Atmosféricas 
    • Energias 
    • Ruído Limítrofe 
    • Gestão de Passivos
  • Elemento 07 - Gerenciamento de Crise e Emergência Estabelecer diretrizes que garantam eficácia na gestão de crise e de emergência, através da eliminação ou minimização dos efeitos relacionados à segurança e a saúde das pessoas, para o meio ambiente, para a segurança das instalações e para a imagem da Empresa. Assegurar que os processos de gestão de crises e emergências e os controles efetivos sejam estabelecidos, refletindo os aspectos e impactos para assegurar a conformidade regulatória e evitar resultados indesejáveis ​​e possíveis perdas. Garantir que os processos e / ou requisitos de gestão de crises e emergências sejam estabelecidos e comunicados em todos os processos de negócio e apoio da Cetrel. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Tecnologia de Proteção e Combate a Incêndio 
    • Gerenciamento de Emergência.
    • Gerenciamento de Crise
  • Elemento 08 - Segurança do Produto Estabelecer requisitos para sistematizar o controle das informações dos produtos de forma a mantê-las sempre atualizadas, disponíveis e compreensíveis às pessoas (integrantes, terceiros e outras partes interessadas) envolvidas com os processos e produtos, respeitando um nível adequado do controle do sigilo da informação. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Informação e comunicação
  • Elemento 09 - Gerenciamento de Parceiros Definir critérios que garantam que os fornecedores de serviços (parceiros) estejam efetivamente qualificados, selecionados e supervisionados para garantir a conformidade com os requisitos legais aplicáveis e aos procedimentos e padrões  de QSSMA da Cetrel. Assegurar que os processos fornecem garantia de que os requisitos de QSSMA da Cetrel são fornecidos e comunicados aos contratados antes da execução de trabalhos ou serviços. Assegurar um processo de comunicação clara , motivação e reconhecimento baseado em desempenho de QSSMA para os fornecedores de serviços (parceiros) que exercem atividades dentro das instalações da Cetrel. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Seleção e Contratação 
    • Monitoramento e Performance 
    • Motivação e Reconhecimento
  • Elemento 10 – Segurança no Transporte e Distribuição Definir critérios que assegurem adequado controle das movimentações de produtos e resíduos perigosos entre as instalações da Cetrel ou remetentes externos, gerenciando os riscos conhecidos e avaliados, com ações de controle e proteção definidas, considerando os diferentes modais e rotas. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos
    • Gestão de Riscos no Transporte de Produtos e resíduos Perigosos
    • Qualificação e Treinamento
  • Elemento 11 – Segurança Patrimonial Definir critérios que assegurem a adoção de medidas para identificar ameaças e vulnerabilidades de origem interna ou externa, que possam causar danos à integridade das pessoas, propriedades, produtos, processos, sistemas de informações e imagem. Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Gestão de Segurança Patrimonial
    • Controle de Acesso
  • Elemento 12 – Qualidade Assegurar a efetiva gestão dos documentos da Cetrel e definir sistemática para uma gestão adequada de tratamento de ocorrências de modo a assegurar melhoria continua no processo de prevenção de perdas e melhoria da gestão de qualidade dos serviços e produtos. Estabelecer requisitos para definir o processo de condução das auditorias de QSSMA bem como manutenção da Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Cetrel (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) e SGL (ISO 17025). Os requisitos associados a este elemento estão relacionados a:
    • Informação Documentada
    • Tratamento de Ocorrências 
    • Auditorias 
  • Regras de Ouro Regras de Ouro são dez comportamentos simples, tangíveis e que têm como objetivo suportar o princípio da CETREL de ZERO PERDAS. Os critérios para aplicação e operacionalização das “Regras de Ouro” na Cetrel estão descritos no documento PR-INT-001 e é aplicável a todos os Integrantes e parceiros. As Regras de Ouro são:
    1. Nós somente autorizamos a realização de atividades críticas por pessoal apto e qualificado e mediante aplicação de ferramentas de gestão de riscos.
    2. Nós somente autorizamos um trabalho não rotineiro utilizando uma Permissão de Trabalho, liberada no local do serviço e implementando todas as salvaguardas necessárias.
    3. Nós asseguramos a disponibilidade dos sistemas de segurança e alarmes e executamos a sua desabilitação somente mediante análise de risco e autorização formal.
    4. Nós somente realizamos atividades em que estamos qualificados e autorizados bem como em plenas condições de saúde.
    5. Nós realizamos todas as atividades com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas adequadas.
    6. Nós somente realizamos qualquer atividade em condições seguras e nos recusamos a realizar caso haja indício de insegurança ou indisponibilidade de barreiras de segurança.
    7. Nós utilizamos veículos e equipamentos móveis adequados para as atividades e em condições seguras de operação, respeitando as normas vigentes de trânsito e do local.
    8. Nós somente realizamos manutenção em equipamentos que estejam isolados e etiquetados de forma segura e sempre asseguramos o isolamento e o bloqueio de fontes de energia perigosas.
    9. Nós somente implementamos mudanças nas nossas instalações, temporárias ou permanentes, após análise e gestão dos riscos associados e aprovação formal das mesmas. Asseguramos a comunicação a todas as partes envolvidas.
    10. Nós registramos, comunicamos e investigamos 100% dos acidentes e todos os incidentes considerados de grande potencial de gravidade.

Ligamos para você

Insira seus dados para que possamos entrar em contato com você.