CGE / Resposta a Emergências: 0800 729 2756
Cetrel participa da Fenasan 2025 com portfólio completo de soluções ambientais para a indústria

Com portfólio completo em água e efluentes, economia circular, gerenciamento de áreas contaminadas e resposta a emergências, a empresa reforça seu papel na proteção hídrica e agenda ESG da indústria durante o maior evento ambiental da América Latina

A Cetrel, uma das maiores e mais completas provedoras de soluções ambientais para o setor industrial, marca presença na Fenasan 2025, o maior evento do setor na América Latina, que ocorre de 21 a 23 de outubro, em São Paulo. Com a evolução da feira para abranger um cenário mais amplo de soluções ambientais, a Cetrel se posiciona como um parceiro estratégico para as indústrias que buscam eficiência operacional e sustentabilidade.

“A Fenasan deixou de ser uma feira focada apenas em saneamento para se tornar um hub de soluções ambientais completas. Para a Cetrel, isso é um reflexo do momento atual, em que as indústrias buscam parceiros que ofereçam não apenas tratamento de água e efluentes, mas um pacote de serviços integrados”, afirma Ciro Gouveia, diretor presidente da Cetrel. “O objetivo é mostrar como nossas soluções impactam a segurança hídrica, o uso consciente da água e a o atingimento dos objetivos sustentáveis das empresas”.

Soluções para a indústria e o futuro da água

Com um portfólio completo, a Cetrel vai além do tratamento de água e efluentes. A empresa se destaca por suas soluções baseadas em economia circular, que permitem a circularidade de resíduos e o reúso de efluentes tratados para fins nobres, como torres de resfriamento e processos industriais. Essa prática não apenas reduz a demanda por água potável, mas também garante o descarte responsável de efluentes, mantendo os corpos hídricos dentro dos padrões de qualidade exigidos.

O foco em soluções para o setor industrial é uma resposta direta à crescente demanda por sustentabilidade e eficiência. A Fenasan, por sua vez, tem atraído cada vez mais a atenção das indústrias. “Na última edição, percebemos uma grande visitação de indústrias, e é por isso que estamos participando novamente este ano. A demanda por soluções ambientais é urgente e o setor industrial é um agente de transformação fundamental”, explica Mariana Oliveira, coordenadora de Marketing e Relações Institucionais da Cetrel.

O diretor presidente ressalta a importância de se pensar na proteção hídrica de forma abrangente. “A proteção hídrica vai além da redução do consumo. Inclui uma resposta eficaz a eventuais derramamentos de contaminantes, o gerenciamento de potenciais fontes de contaminação e a remediação de áreas contaminadas, impedindo novos meios de contaminação”, pontua Ciro. Nesse sentido, a Cetrel oferece consultoria ambiental especializada, com foco em gerenciamento de áreas contaminadas e monitoramento ambiental, e soluções em resposta a emergências, garantindo a prontidão para eventuais derramamentos ou vazamentos.

Recentemente, a Cetrel demonstrou seu compromisso com a sociedade ao firmar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Embasa para ampliar a cobertura de esgoto em Camaçari e Dias D’Ávila, na Bahia. A parceria prevê investimentos relevantes e o uso compartilhado da infraestrutura da Cetrel para antecipar as metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

“Este acordo representa mais do que uma cooperação técnica: é um movimento para transformar a realidade de milhares de pessoas. O compartilhamento de infraestrutura é uma estratégia que oferece eficiência operacional, modicidade tarifária e amplia rapidamente o acesso ao saneamento básico”, destaca Ivan Sant Anna, diretor de Novos Negócios da Cetrel.

Deste modo, o acordo com a Embasa ilustra a capacidade técnica e a experiência da empresa em projetos de grande escala, que se somam ao portfólio robusto voltado para o setor industrial.

Com uma trajetória sólida, a Cetrel tem como principal acionista a Solví, um dos maiores conglomerados ambientais da América Latina e que também estará presente na Fenasan 2025. O compromisso com a sustentabilidade é um ponto em comum, reforçado pelo anúncio de que a Solví será responsável pela compensação de carbono do evento, um passo importante para neutralizar a pegada de carbono da feira.

Sobre a Cetrel

A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.

Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em resposta a emergências, gerenciamento de fontes de contaminação e de áreas contaminadas, monitoramento ambiental, economia circular e água e efluentes, sempre utilizando a inovação e a tecnologia em prol da gestão ambiental.

O portfólio completo, a experiência, a qualidade técnica, o atendimento e a abrangência nacional tornam a Cetrel uma das maiores e mais completas provedoras nacionais de soluções ambientais e de emergência, sendo a parceira ideal das indústrias no atingimento de seus compromissos sustentáveis.

Saiba mais sobre a Cetrel em: https://www.cetrel.com.br