responsabilidade ambiental

  • imprimir
  • voltar

A relação entre indústria e meio ambiente deve se pautar, necessariamente, no conceito e nas práticas do desenvolvimento sustentável. E isso constitui um desafio vital para a atividade industrial, tanto do ponto de vista da imagem pública da indústria e da sua responsabilidade para com a sociedade, quanto sob o prisma econômico.

Poluição é, antes de tudo, desperdício. Gerar resíduos, em última análise, é jogar dinheiro fora, é perder recursos que poderiam ser aproveitados ou reaproveitados.

A Cetrel dedica-se, desde 1978, a zelar pela qualidade ambiental no Polo Industrial de Camaçari e em toda a área de influência desse grande complexo de indústrias, que é um dos maiores e mais importantes não apenas do Brasil como da América Latina. A atuação da Cetrel é, na verdade, marcada pela postura de comprometimento com o meio ambiente, traduzida na operação eficiente e responsável dos sistemas de controle ambiental e prevenção da poluição.

Empresa de referência em sua área de atividades, a Cetrel opera com os mais avançados equipamentos de engenharia ambiental e investe permanentemente na capacitação e aprimoramento do seu corpo técnico, bem como na modernização tecnológica e no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento ambiental, sempre buscando a melhoria contínua do seu desempenho operacional e empresarial.

Mas, a Cetrel não poderia ficar restrita ao cumprimento eficaz das suas atividades operacionais, sem levar em conta a sua função social como empresa. Tal preocupação é traduzida em duas consistentes estratégias de responsabilidade social:

os programas de Educação Ambiental e de Preservação da Fauna, que são operados no Parque Sauípe, através do Instituto Fábrica de Florestas, dedicada a produção e implantação de mudas com uma área plantada de 408 hectares. Este Instituto teve seu início dentro da Cetrel SA em 2007 e ocupa uma reserva ecológica no Litoral Norte da Bahia, 1.200.000 de mudas produzidas e mais de 600 mil plantadas e mais de 300 mil mudas no anel florestal.

O compromisso da Cetrel com a sociedade, portanto, é a aplicação da melhor tecnologia disponível em proteção ambiental, ao buscar sempre as melhores soluções para o meio ambiente, com eficiência, segurança e confiabilidade, além do efetivo exercício da cidadania empresarial.