notas e notícias

Projeto pretende mudança no comportamento de Integrantes e economia de energia na Cetrel

01 setembro de 2017
  • imprimir
  • voltar

Com o objetivo de conscientizar os Integrantes às práticas do consumo de energia elétrica responsável na Cetrel e avaliar a influência do medidor de energia do administrativo nos indicadores de energia, foi criado o Projeto Repense. A ideia é da estagiária da área de Efluentes, Mariana Andrade, que ao chegar para trabalhar, observou hábitos dos Integrantes da empresa. “Notava que o computador no qual realizo as atividades tinha permanecido ligado durante toda a noite/madrugada. Além do gasto energético desnecessário, o computador apresentava queda de eficiência quando ia utilizá-lo pela manhã”, relatou.

A partir desta constatação, Mariana colocou um post-it no monitor com a finalidade de lembrar o usuário a desligar os equipamentos. Com esta simples atitude, os computadores começaram a ser desligados. Além disso, outras medidas foram tomadas, a exemplo de abrir a persiana das janelas com o objetivo de aproveitar a luz natural. “Notei que com pequenas atitudes, como um simples aviso ou a abertura parcial da persiana, uma mudança já havia sido implantada. Então, levei a ideia para as outras estagiárias Monique Sarly e Priscila Sugui que fizeram as mesmas observações no setor delas”, afirmou.

O Projeto Repense reúne apresentações para informar os Integrantes sobre a importância da mudança de comportamento relacionada ao consumo de energia, o lembrete sobre as boas práticas e a apresentação de resultados. “É necessário um feedback sobre a mudança nos hábitos dos Integrantes. Para tal, é necessário expor os resultados com envios de e-mails mensais com o demonstrativo do consumo das áreas, incentivando às práticas do consumo consciente. Ademais, fica como sugestão a realização de campanha trimestral mostrando o quadro evolutivo daquele setor no trimestre, pela área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente”, sugere.