notas e notícias

Polo de Camaçari é tema de palestra no 17º Congresso de Atuação Responsável

23 agosto de 2018
  • imprimir
  • voltar

A experiência do Polo Industrial de Camaçari na gestão de emissões atmosféricas. Esse é o tema que a Cetrel apresentou no dia 15 de agosto, em São Paulo, durante o 17º Congresso de Atuação Responsável, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

O Processo de Gestão de Emissões Atmosféricas (PGEA) no maior complexo industrial da América Latina é considerado um case de sucesso por realizar a análise de todas as empresas do Polo de Camaçari, cerca de 70, de forma integrada e com total relação com o órgão ambiental, além de firmar uma transparência constante com a comunidade do entorno ao disponibilizar todos os resultados, em tempo real,  por meio do site da empresa.

“É uma análise mais eficiente, mais barata e gera melhores resultados. Olhamos o conjunto e estimamos a influência desses dados diante da comunidade”, exemplifica o Engenheiro Ambiental da Cetrel e palestrante no evento, Bruno Cardoso.

Como um dos pilares do PGEA, a Rede de Monitoramento da qualidade do Ar e Meteorologia, que utiliza o que existe de mais moderno no mundo nessa área, com alta tecnologia, é composta de 10 estações automáticas distribuídas estrategicamente na área de influência do Polo.

A Cetrel participa pela primeira vez do Congresso de Atuação Responsável. Para Cardoso, é de extrema importância, por ser um “evento que busca melhoria de práticas no âmbito de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) na indústria da química e petroquímica, além de determinar novos processos para garantir mais segurança a estes setores”, afirma.

Congresso

Lançado pela Abiquim em 1992, o Programa de Atuação Responsável é uma iniciativa da indústria química brasileira com o intuito de mostrar o comprometimento na melhoria contínua do desempenho em saúde, segurança e meio ambiente. O Congresso reuniu cerca de 600 participantes, entre profissionais de empresas nacionais e internacionais, nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo.