notas e notícias

Estudantes universitários participam do Programa Portas Abertas

26 setembro de 2017
  • imprimir
  • voltar

“Abriu uma nova perspectiva para mim, pois gosto da área de resíduos sólidos e nos mostrou uma nova vertente da incineração, já que eu tinha uma visão deturpada. Eu achava que não era tão boa e eficaz, e aqui eu vi que pode ser uma vertente legal para o caminho do resíduo”. O depoimento é do estudante universitário Peterson Mazzucco, 23 anos, que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária, na Unijorge. Ele foi um dos 20 participantes do Programa Portas Abertas, da Cetrel, realizado na última quarta-feira, 20 de setembro.

A iniciativa possibilita que estudantes técnicos e universitários visitem a Cetrel, com o objetivo de vivenciar na prática o que se aprende em sala de aula. Com base no curso e na solicitação do professor, a empresa dispõe de palestras e atividades com a finalidade de reforçar o que foi visto na teoria, a exemplo de monitoramento do ar e da água.

O programa, que foi criado há mais de 10 anos, é fundamental para ampliar o conhecimento dos visitantes. “Já tivemos caso de alunos do 8º semestre que nunca tinham vivenciado na prática. Sabemos que vagas de estágio as vezes são difíceis, principalmente na parte técnica. Muitos sabem tudo de estação de efluentes, mas nunca viram uma planta operando. Então, muitos aproveitam esta oportunidade para conhecer na prática o que está estudando na universidade,” afirma Sônia Aquino, que trabalha na área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da Cetrel e responsável pelos projetos socioambientais da empresa.

De acordo com o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Tiago Silva, de 21 anos, o programa possibilita “ter uma melhor vivência do ambiente de trabalho de uma empresa, já que a gente traz essa realidade de dentro da sala de aula. A gente passou a ter uma visão diferente de como é tratado todos os resíduos do Polo de Camaçari”, explica.

Para a professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Unijorge, Elizabeth Couto, o Programa Portas Abertas “é uma iniciativa excelente, que aproxima o aluno do mercado e abre novas perspectivas. Eles descobrem novas oportunidades de atuação a partir dessas visitas técnicas”. Para Sônia Aquino, a atividade reforça o papel social da empresa em ajudar as pessoas. “Ficamos muito felizes em saber que estamos contribuindo para a formação do estudante. A empresa tem o papel de desenvolver pessoas, carreiras, inclusive captando algumas pessoas que passam por esse movimento e acabam trabalhando conosco”, revela.

Fique ligado!

O Programa Portas Abertas acontece às quartas-feiras, duas vezes por mês, entre 8h30 e 11h30. Interessados devem solicitar a visita pelo site: http://www.cetrel.com.br/contato/fale-conosco/.