notas e notícias

Cetrel realiza simulado de emergência na unidade de Incineração

21 setembro de 2017
  • imprimir
  • voltar

Integrantes e terceiros da Cetrel Incineração participaram do simulado de emergência na manhã da última sexta-feira, 15 de setembro. O cenário escolhido foi o vazamento de produto inflamável durante uma transferência, que, associado ao superaquecimento de uma bomba, resultou em ignição e incêndio na Área 600. De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho da Cetrel, Abdon Neto, “a ação tem o objetivo de exercitar e avaliar a atuação das Brigadas de emergência quanto ao seu desempenho e tempo de resposta ao atendimento em situação de emergência, avaliar a comunicação com o Plano de Auxílio Mútuo – PAM da Área Alfa e a comunicação dos coordenadores de emergência, assim como avaliar a participação das coligadas do PAM durante as manobras, promovendo a melhoria contínua do Plano de Atendimento a Emergência – PAE Interno nos aspectos – Pessoas, Tecnologias, Instalações e Meio Ambiente”.

O simulado, que reuniu mais de 50 pessoas, também contou com a convocação via rádio das empresas coligadas da Área Alfa e, concomitantemente, com a evasão dos colaboradores para um Ponto de Encontro Seguro (PES). Durante o evento foram avaliados pontos importantes, como “a ação de nossos brigadistas, o tempo de resposta das brigadas do Polo à nossa convocação, os recursos disponíveis (se atendem a nossa realidade) e pontos de melhorias em nosso processo”, enumerou Abdon.

Ocorreu, em 20/09, uma reunião na Cetrel para avaliar o resultado do simulado e a participação dos membros da Área Alfa, assim como as notícias da COSIMA – Comissão de Segurança e Higiene Industrial, uma das Comissões de SSMA do COFIC.