notas e notícias

Cetrel faz exposição sobre Gestão Sustentável na Câmara de Vereadores de Camaçari

27 novembro de 2017
  • imprimir
  • voltar

A Gestão Sustentável foi debatida em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores  de Camaçari, no último dia 22. A Cetrel foi convidada para realizar uma apresentação, ministrado por Eduardo Fontoura, responsável pela área de Gerenciamento Ambiental, com o tema “Gestão Ambiental Sustentável do Polo Industrial de Camaçari”.

O evento foi uma iniciativa do Vereador Municipal Dilson Magalhaes Jr. e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara da cidade de Camaçari.

A exposição abordou o tratamento e destinação final de resíduos e efluentes gerados pelas indústrias instaladas no PIC, e o gerenciamento e monitoramento de recursos hídricos e da qualidade do ar na área de influência do polo.

Participaram também da audiência a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari, Juliana Paes, o subsecretário da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, João Resch Leal, bem como representantes da Limpec e do COFIC.

O evento teve forte participação dos vereadores da cidade, representantes da administração municipal e da população em geral.

Segundo Fontoura, esse tipo de evento reflete o nível de entendimento  de que a sociedade civil e poder público tem evoluído nesse tipo de discussão. Fica claro que a questão da sustentabilidade ultrapassa as questões da atividade industrial. Está inserida na gestão pública quando envolve a questão do saneamento básico (água, efluentes, resíduos sólidos urbanos, modelo de uso e ocupação do solo e  padrões de urbanização, etc.).

O evento teve forte participação da população presencialmente e na sessão de debates com muitos questionamentos sobre o tema.