serviços ambientais / Gestão de Recursos Hídricos e de Áreas impactadas

Gestão de Recursos Hídricos e de Áreas impactadas

  • imprimir
  • voltar

Monitoramento dos Recursos Hídricos e Sistema Integrado de Gerenciamento de Dados Ambientais

A CETREL fornece serviços de consultoria em Monitoramento Ambiental e utiliza o sistema integrado de gerenciamento de dados mais completo já implementado na América Latina, sendo referência nesta área.

• Monitoramento Ambiental de Recursos Hídricos

A CETREL atua na gestão de recursos hídricos de unidades e complexos industriais, áreas de mineração, bem como em áreas em reabilitação para mudança de uso.
Fornecemos uma completa gama de soluções em monitoramento e gestão de recursos hídricos subterrâneos, superficiais e oceanográficos, em todas as suas vertentes.
A otimização do plano de monitoramento pode trazer expressivos ganhos técnico/financeiros à gestão das áreas alvo. Para tal a CETREL possui corpo técnico qualificado para elaborar tais estudos, baseados nas metodologias da EPA long-term monitoring optimization (LTMO) e Geospatial Analysis for Optimization at Environmental Sites.

• Monitoramento Oceanográfico

O Monitoramento Oceanográfico avalia, a depender do objetivo do estudo, os compartimentos Físico (estudo de ventos e correntes), Químico (estudos da coluna d’ água e sedimentológicos), Biológicos (comunidades planctônicas, bentônicas e nectônicas) e a sedimentologia marinha (composição e textura), buscando atender as seguintes demandas:
• Estudos pré operacionais visando diagnosticar o estado do ecossistema de uma determinada área, antecedendo a implantação de um empreendimento;
• Monitoramento contínuo da área de influência de um determinado empreendimento ativo, visando o controle da situação atual do ecossistema local e surgimento de qualquer risco ambiental potencial;
• Avaliar o grau de comprometimento de uma determinada área devido à lançamentos pretéritos;
• Cumprir a determinação legal do Órgão Ambiental (cumprimento de condicionantes).

Diagnóstico e Remediação de Áreas Contaminadas

A CETREL possui ampla experiência em serviços de consultoria em Diagnóstico e Remediação Ambiental de Solo e Água.

• Diagnóstico Ambiental de Solo e Águas Subterrâneas

O gerenciamento de áreas contaminadas ou potencialmente contaminadas contempla estudos que visam desde a identificação de fontes de contaminação, presença ou não de passivos ambientais passando pelo conhecimento detalhado das condições de transporte e vias de exposição desses contaminantes à saúde humana, até a elaboração do Modelo Conceitual e Projetos de Remediação.
A CETREL possui equipe especializada em Avaliação Ambiental Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada e Análise de Risco à Saúde Humana. Todas as etapas são realizadas seguindo as recomendações da ABNT e referências internacionais, para assessorar os seus clientes na tomada de decisão para o gerenciamento de passivos ambientais.

• Remediação Ambiental de Solo e Águas Subterrâneas

Desde 1994 a CETREL projeta, instala e opera sistemas de remediação tais como: sistemas de SVE (Soil Vapor Extraction), DPE (Dual Phase Extraction), MPE (Multi Phase Extraction), Air Sparging, Oxidação Química, Pump & Treat, RPO (Remediation Process Optimization) dentre outros. Um importante projeto implantando e desenvolvido ao longo mais de 20 anos de experiência foi o dimensionamento, implantação e operação da Barreira Hidráulica do Polo Industrial de Camaçari.
O objetivo dos sistemas de Remediação Ambiental por técnicas “in situ” é otimizar custos com a eliminação/redução do contaminante adsorvido no solo ou nas águas subterrâneas a níveis previamente definidos em Análise de Risco à Saúde Humana ou às leis vigentes e diminuir os impactos gerados pela remobilização de grandes quantidades de solo contaminado.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Dados Ambientais

A gestão integrada das informações ambientais contribui para uma rápida e assertiva tomada de decisão para implementação de ações de prevenção, controle e recuperação ambiental.
A CETREL utiliza robustas ferramentas de processamento de dados, com destaque para o sistema integrado de gerenciamento de dados ambientais EQUIS (Environmental Data Management Software).
Este software permite a interface com outras plataformas de modelagem e análise de dados, como o Argis, LogPlot, Rockworks, Visual Modflow.
A combinação destas ferramentas permite a compressão do cenário ambiental, de forma clara e objetiva a todos os stakeholders, ampliando a interação do cliente no processo de decisão.